quinta-feira, agosto 03, 2006

"Ponte" com 70m em cima do Rio Mesio é Parque

Na Freguesia de Stª Eulália da Ordem no Concelho de Lousada a partir da Ponte de Agreus da estrada 106, Uma ponte sem limites é parque ou rampa de lançamentos do Rio Mesio numa extensão de cerca de 70m.

Não é para o Metro, não é pública e nem se paga portagem, mas é sim para colocar madeira por cima do Rio Mesio e servir de parque privado.
Esta situação tem vindo a levantar dúvidas da sua legalização ou arranjos de vida.
Já lá vão uns tempos que as obras iniciaram, mas quando vão acabar não sei. O que sei, é que o Rio Mesio neste local, atravessava pelos campos verdejantes por entre árvores e vinha. Agora o Rio passa num túnel construído com cerca de 70m, com o Rio murado e tapado com placa, sem luz, sem passagem para os peixes, sem vida, naquele espaço de Rio, tão mal tratado, sem capacidade de entrada da águas em tempo de grande cheias e sujeito a entupimentos, que mais parece um abrigo de guerra. Não bastasse o mal da ponte que ainda foi e é, a colocação de alcatrão fresado a cobrir toda aquele espaço sem que as águas pluviais se possam infiltrar e ter o seu ciclo normal e a poluir o Rio.

Na realidade tantas leis se fazem e aprovam, e por fim, prevalece a lei da selva que é a mais indicada para os finos portugueses.

Com isto não estou contra o proprietário que fez as obras, estou sim contra quem autorizou. Essas inteligências raras, que, penso serem os mesmos que autorizaram a entubar o Rio Tinto que não tem capacidade para a água, são certamente os mesmos a autorizar neste e noutros sítios e como tal merecem ser condecorados. Por estas e outras obras que vão vir à baila, peço ao Sr. Primeiro Ministro, que mande fabricar medalhas para as condecorações, pois vão ser muitas.

Como ninguém se preocupou com tal situação, esta Associação resolveu meter mãos ao caminho e pelo menos saber das razões de como conseguir cobrir o Rio com uma grande placa de cerca de 70m, vedando todo o espaço envolvente numa área de cerca de 5000m2, e colocando o alcatrão no solo, ignorando completamente o Rio Mesio, sem espaço de passagem para pescadores e ou autoridades.

Pois bem, o crime ainda é compensador.
Se for um pescador sem licença que esteja a pescar numa de desportiva, passam a coima levam o material e se possível a camisa. Pergunto? É um assassinato por pescar? Não entro em comparações, mas verem o que está mal.
Para este caso nada vai acontecer, o que sei é que durante este período de 10 anos a contar da autorização vamos estar atentos. Os Rios não podem continuar a saque. A legislação tem de ser vista revista com olhos de ver e não é só assinare e autorizar.

Por meias palavras venho dizendo que os Rios estão a saque. E perguntam vocês porquê. Fácil, muito fácil, é só começar as obras ter dinheiro, amigos e pagar. Legislação não é preciso porque o crime, digo, é compensador. Compram-se as quintas veda-se todo o terreno junto dos Rios e Ribeiros e não há Rio para ninguém, nem turistas nem pescadores e nem autoridade, se quiser passar só com mandado do tribunal, ou pela água a nado.
Ó grandes homens, grandes Guarda-Rios voltai!
Com isto não estou contra a GNR- SEPNA mas é preciso mais e mais vigilância, porque temos muitos Km de Rio e muitos aproveitam as obras nos fins de semana.
Mais não digo, em breve mais situações. 02/08006 napoleao.monteiro@sapo.pt

Sem comentários: