quinta-feira, agosto 10, 2006

Atentados Ambientais Constantes no Rio Sousa

Não é, nem mais nem menos, mas sim, mais um dos tantos e tantos atentados Ambientais que matam, conspurcam, alteraram, enodoam, corrompem, cobrem de imundície e apodreceram o magnífico Rio que temos. Vejamos: tantos adjectivos, só para dizer que estão a fazer do Rio Sousa um cano de esgoto do Vale do Sousa. Os esgotos são encaminhados até ao Rio Douro e de seguida é um salto até chegar ao Mar, na Foz do Douro.

A População não tem informação. O Governo tem que nos atender e de nos ouvir, porque, se a água mata os peixes, também mata as pessoas. Os atentados ambientais no Rio Sousa tem sido constantes, a nós cabe alertar os nossos Associados e amigos do Rio Sousa do estado da situação do nosso Rio Sousa, das nossas águas e da nossa natureza.

A Direcção desta Associação viu, assim como qualquer cidadão pode ver, aquilo que na verdade se passa no Rio Sousa. A esta Associação não chegou relatórios das condições da Salubridade do Rio Sousa e vendo isto não temos outra alternativa de informar para que o mundo saiba dos malefícios que fazem neste Rio Sousa.
Praias no Douro na Foz Sousa e Foz do Douro, Não Muito Obrigado.

A Informação tem de passar. É uma vergonha para os Portugueses, dar aos turistas condições desumanas, de os proibirem de meter os pés na água do Rio Sousa; a não ser para arrastarem doenças da conspurcação das nossas águas do Vale do Sousa.

Paredes estavam a fazer festa na passagem dos corredores da Volta a Portugal, por baixo da Ponte das Coutinhas. Lá estavam milhares de peixes de diversas espécies a tentar a sua sobrevivência a sofrer e a morrer dos maus tratos que o Rio tem passado a partir da Foz do Ribeiro Madelena / Insuela, ou seja, aquele que arrasta as águas da ETAR de Paredes.
Donde é o mal não sei, isso é de foro Policial,

O que sei, é que é uma vergonha neste Século, ainda haver atentados com o carimbo de entidades tão responsáveis, pelo que só me cabe culpar o Governo de ter a mão tão leve para os prevaricadores. Ao Ministério do Ambiente e ás autoridades, creio ter chegado a hora de dizer basta.
Ao Concelho Municipal de Ambiente de Paredes tem a batata quente para se poder pronunciar sobre tão Importante assunto. Quanto ao ar poluído, nem os fregueses da clínica que vem ao tratamento conseguem aguentar tal situação. Pobres doentes, pobre clínica.

Somos uma Associação de muito boa gente, mas no momento certo vamos mostrar que, a culpa é do sistema de não se querer trabalhar em prol do Ambiente e da Qualidade de Vida.

Às Entidades Estatais, digam o porquê da mortandade, do tão degradado Rio Sousa, assim como do cheiro nauseabundo, que põem os moradores do Prédio Varandas do Sousa e outros num estado psicológico de loucura.

Quanto às obras de movimentação de terras, segundo sei que as margens dos Rios são intocáveis. Pergunto? porquê de andar a subir as margens? Onde está o espaço para que se possa passar pescar e outras actividades? Não vejo explicação para o caso, será que também vão encanar o Rio Sousa? Já agora é mais um atentado.
Este assunto segue para o Ministério do Ambiente, Órgãos Governamentais.
Aos associados da AARiS e Núcleo de Paredes vamos reunir para deliberar sobre tão importante assunto.
De AARIS - Napoleão Monteiro 2006/08/10
Seguem Fotos

Sem comentários: