quinta-feira, abril 21, 2011

Rio Sousa Projecto Rios, adoção de 500 metros de Rio

Lousada projeto rios2011, adote 500 metros fotos Napoleão Monteiro Lousada projeto rios2011, adote 500 metros fotos Napoleão Monteiro Lousada projeto rios2011, adote 500 metros fotos Napoleão Monteiro Lousada projeto rios2011, adote 500 metros fotos Napoleão Monteiro Lousada projeto rios2011, adote 500 metros fotos Napoleão Monteiro Projecto rios “adoção de 500 metros”

AARIS Associação dos Amigos do Rio Sousa em Lousada no percurso didático, num troço do Rio Sousa no dia 18 de Abril, integrado na comemoração do dia internacional dos monumentos e sítios, cujo tema era “projecto rios”, adoção de 500 metros de rio.

Conhecer o rio, ver e analisar, quantidade e qualidade da água, fauna, flora, património construído e árvores patrimoniais.

Como um rio, que nasce

de outros, saber seguir

Junto com outros sendo

e noutros se prolongando

e construir o encontro

com águas grandes

do oceano sem fim.

Trecho do poema de Thiago de Melo

Caminhar pelo rio é obter conhecimento do estado de saúde da água, do ar, dos solos , da vida animal e vegetal. Ver com olhos de ver, apalpar, colher amostras, preencher as fichas é ter um conceito alargado do património que também é a água viva. Todos podemos construir um mundo melhor se percorrermos as margens dos rios, ribeiras linhas de água, canais, lagos e até o mar. Olhando o meio ambiente que muitos conspurcam, aliviar as margens, retirar objectos plásticos, vidros, pneus, materiais ferrosos, tratar da flora plantando árvores para segurar as terras no leito de cheias e protegendo a erosão. Se não cortarem as árvores junto do rio e se plantar mais salgueiros, freixo, vimieiros, junco, choupo, as videiras tal como no passado, por as pontes limpas os açudes arranjados os moinhos a funcionar mesmo que seja para produzir energia elétrica, as margens desimpedidas das vedações e muros das casas e quintas, o espaço o espaço de 10 metros laterais de cada lado livre para se poder circular, de acordo com a lei da água, a nossa vida no mundo, torna-se muito melhor com estas ações .

Pensar em adotar 500 metros de rio é ter gosto pela natureza e são só preciso 4 pessoas apenas. Não é nada do outro mundo, vamos juntar as massas humanas para tomar conta dos rios Sousa, Mesio, Cavalum, Ferreira e todos seus afluentes mesmo que seja uma linha de água.

O sonho é ver as formas invisíveis

Da distância imprecisa, e como sensível

Movimentos de esperança e de vontade,

Buscar na linha fria do horizonte

A árvore, a praia, a flor, a ave a fonte —

Os beijos merecidos da Verdade

Fernando Pessoa

Gostei da prova, vamos tratar dos kits e vamos iniciar os contactos. Parabéns CMLousada pela vinda do técnico eng. Pedro Teiga demonstrar o que se deve fazer, para manter o património ÁGUA o melhor possível para a vida.

“AARIS” Associação dos Amigos do Rio Sousa

Napoleão Monteiro

Sem comentários: