Levada de Piscaredo
30 de Abril de 2011
Quase tão irresistível quanto o Vale do Bestança é a proposta para a caminhada na Levada de Piscaredo, em Mondim de Basto, no próximo dia 30 de Abril. Há quem diga que já os gregos e os assírios se deixaram deslumbrar por estes lugares!...
Breve caracterização da caminhada
Saída de Mondim de Basto (centro) em direcção á Levada de Piscaredo. O percurso decorre por um trilho ao longo da levada, por entre bosques de carvalhos, loureiros e freixos.
Chegados às Mestras, almoçaremos junto às águas serenas e límpidas dos Rios Cabrão e Cabril.
Feita a SESTA, partiremos em direcção à aldeia de Vila Chã.
No final do trajecto, um autocarro moderno, com ar-condicionado, conduzir-nos-á por outras paragens deste concelho, igualmente irresistíveis!..
História da Levada de Piscaredo
A construção da levada de Piscaredo remonta ao século XIII, ainda no reinado de D. Afonso II.
Devido à escassez de água, indispensável para a irrigação dos seus campos, os proprietários das terras de Mondim decidiram um dia partir de suas casas rumo às Mestras, confluência dos rios Cabrão com o Cabresto, e só regressaram muitos meses depois, trazendo consigo o precioso líquido.
Conta-se a este propósito que outras aldeias disputavam igualmente estas águas, iniciando a levada de baixo para cima.
Quando se aperceberam, já os de Mondim traziam a água consigo, conquistando não só o direito às águas, como também um excelente nível para a construção da levada.
Ao Longo da Levada há cerca de 15 ou 20 nascentes que lhe pertenciam. Hoje, grande parte dessas nascentes já não corre para o rego devido ao desnível resultante das obras efectuadas.
O Sorteio das Andadas, em número 17 (tantas quantos os proprietários que fizeram a levada), realiza-se a 24 de Junho, dia de S. João, resultando daí o rol que calendariza a utilização das águas, leiloando-se também meio-dia cujo produto reverte a favor das obras de reparação e conservação da Levada.
A Levada de Piscaredo tinha um "olheiro" que vigiava e repartia as águas pelos regantes e um regulamento próprio, constante das posturas camarárias a partir do século XVIII.
Esse Regulamento proibia, a título de exemplo, o corte das águas antes dos moinhos de Piscaredo e a obrigatoriedade de deixar correr pelo ribeiro que atravessava Mondim, um caudal de água equivalente à capacidade de uma telha cheia.
As referências mais antigas desta Levada denominavam-se de "Levada de Pisqueiredo". Actualmente parece ter evoluído para "Levada de Piscaredo", embora as duas versões sejam correctas.
Programa
- 9:30 - Concentração junto ao Mercado Municipal (junto ao Tribunal)
- 9.45 - Desjejum e partida para a levada
- 13.00 - Almoço nas Mestras (confluência do Rio Cabrão e do Rio Cabril)
- 15.00 - Partida em direcção aldeia de Vila Chã
- 17.30 - Chegada ao Fojo e partida de autocarro para visita ao concelho
- 19.30 - Jantar na Adega Regional Sete Condes
Até altas horas da madrugada, para os mais resistentes, bailaricoooo.....
Jantar
Preço: 14 levadas
Ementa:
Preliminares: Enchidos, alheira, e outros...tudo muito suave e quente!
Acto principal: Couves com feijão, acompanhadas pelas respectivas carnes (suculentas e bem conservadas) ...uma explosão de sensações e sabores!
Descompressão: Doce da casa, leite creme e frutas laminadas...com tudo isto, ainda há quem resista?!...
Inscrições
Inscrições até ao dia 28.04.2011 - Limitadas aos lugares disponíveis no restaurante. (966277568; 96 8013140; 91 7619080; 917535075 )
Caminhada:
Sócios - isentos;
Não sócios - 5,00€
O que deve trazer:
Deve trazer o almoço, calças e botas de caminhada , água, frutos secos ou barra de chocolate. Com tempo húmido/chuvoso, não esquecer o impermeável e uma muda de roupa e calçado, máquina fotográfica, se gosta de fotografia.
* Esta é uma iniciativa de lazer e divulgação paisagístico-cultural sem qualquer cariz lucrativo. A ADVB não se responsabiliza por quaisquer acidentes que possam ocorrer aos participantes. Aconselha-se seguro pessoal para esta actividade.
--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antiv�rus e
acredita-se estar livre de perigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário