sábado, novembro 20, 2010

Rio Bestança a património Mundial! Quero e Muito.

home | RSS | Podcast

home | RSS | Podcast

102

15/11/2010






Esta SemanaDestaquesActualidadeBolsasPrémios & ConcursosFormaçãoPessoasEdiçõesU.Porto na ImprensaDesporto

Ficha Técnica

Contacte-nos

Bestança: Pura EnergiaTODOS DESTAQUES

Duas empresas da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto estão a trabalhar num plano de acção estratégica para salvaguardar o Vale do Bestança, um património natural valioso do qual dependem espécies como a lontra e a truta, mas também os antigos moinhos de água e toda uma região de Cinfães.

O Plano de Acção Estratégica para a Bacia Hidrográfica do Rio Bestança assenta principalmente em duas ideias-chave associadas aos seus recursos hídricos: “Bestança o Rio Mais Limpo da Europa” e “Bestança Carbono Zero”. Esta iniciativa surge da parceria da U.Porto - através das empresas BLB Engenharia, especializada em eficiência energética, e WAD Software, novas tecnologias, produtos e serviços web - com a associação AGITO e a Câmara Municipal de Cinfães.

O Plano Estratégico para a Bacia Hidrográfica do Rio Bestança – Equipa Agito/UPTEC foi divulgado no passado dia 12 de Novembro, no auditório da Câmara Municipal de Cinfães. Foram feitas três apresentações sobre a protecção de bacias hidrográficas, uma delas a cargo do docente do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto, Adriano Bordálo e Sá.

O rio Bestança nasce na Serra de Montemuro, no concelho de Cinfães, tem 13,5Km de curso e desagua no rio Douro junto ao Porto Antigo. As entidades envolvidas acreditam que a forma como este programa está a ser concebido servirá como referência para outros projectos de protecção de rios, paisagens, e cidades.

O "Plano de Salvaguarda do Vale do Bestança" começou em 2008 quando o Município de Cinfães promoveu uma candidatura ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVER). A AGITO empenhou esforços para juntar numa mesma equipa o potencial técnico e científico necessários para a apresentação de uma proposta à altura do desafio. Surgiu, assim, a parceria entre a AGITO – Formação e Serviços, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), através das empresas BLB Engenharia e WAD Software, e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A parceria desenvolveu um projecto e uma imagem que baptizou de "Bestança: Pura Energia" e o plano define uma estratégia de actuação que integre todas as acções a candidatar para a área da Bacia Hidrográfica, pela Câmara Municipal de Cinfães, e adopta, como ponto de partida e fio condutor, a temática do "Potencial das Energias Renováveis na Bacia do Bestança".

Tendo como horizonte a implementação do plano estratégico "Bestança – Pura Energia", foram definidos cinco Eixos Estratégicos fundamentais: Rede Hidrográfica; Infra-estruturas Hidráulicas; Turismo e Actividades de Lazer; Energias Renováveis; Promoção e Divulgação do Plano.

O desenvolvimento de cada um destes eixos resultou em vários projectos-acção estruturados para serem candidatados no âmbito dos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), inseridos nas Estratégias de Valorização Económica de Base Territorial do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013).

No seguimento do Plano Estratégico, os projectos-acção desenvolvidos consideraram áreas tão abrangentes como a "Monitorização da Qualidade Ecológica do Rio Bestança" e a implementação da "Rede Municipal de Percursos" (e.g. Rede de Postos de Observação de Aves, Rede de Geossítios do Vale do Bestança e Rotas de Flora, Moinhos e Fontanários) a par do "Sistema de Informação do Bestança" que deverá integrar o Sistema de Informação Geográfica Municipal. Foram ainda contempladas propostas de "Recuperação e Requalificação do Património Hidráulico" (e.g. moinhos e levadas) numa vertente de micro-produção de energia renovável.

Bookmark and Share

Comentar esta notícia

Comentários:
2010-11-15
É necessário um pouco mais de comedimento na forma como são apresentadas estas iniciativas, associadas à Universidade do Porto. Porque não rio mais limpo do mundo? Fernando Veloso Gomes

2010-11-15
Fiquei particularmente interessado na notícia, especialmente por ser adepto da aquariofilia e pensar que talvez para essa solução estivessem a implementar um sistema de filtração e depuração de grande escala. No entanto no texto não refere a mínima ideia de como eles pretendem tornar o rio mais limpo... Artur Fonseca

2010-11-15
Muitas pessoas começam a aperceber-se quão importante é o respeito pela Natureza e observam o empenho de muita gente na defesa do ecosistema. A vida do Homem depende deste equilíbrio entre o que a Natureza nos dá gratuitamente e as necessidades naturais do Homem. A comunidade científica está sensibilizada e empenhada num trabalho em equipa para a salvação dos nossos rios e do ecosistema. É outra maneira de ver o mundo que é nosso, mas também dos que hão-de vir depois de nós. Todos devemos estar sensibilizados para estas questões e dar o nosso contributo, dando o exemplo.

Este Fórum é mesmo para si!

2010.11.15

Bestança: Pura Energia

2010.11.15

Dia Mundial da Diabetes na FMUP

2010.11.15

FMUP e FCNAUP partilham prémio TANITA 2010

2010.11.15

Concurso “Gestão de Ideias para Economizar”

2010.11.15

Dia da FEUP reúne comunidade e empresas

2010.11.15

Símbolo de Acessibilidade na Web[D]
Copyright @ 2008 Reitoria da Universidade do Porto
Adicionar aos Favoritos | Recomendar Site | Política de Privacidade | Área Privada

102

Sem comentários: