sexta-feira, novembro 19, 2010

LANÇAMENTO DO Nº4 “PRADO” E COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA ESCOLA PRIMÁRIA “ANDRADE”, EM VILA DE MUROS.

Cinfães APDVBestança Apresentação do revista Prado 2010 Imagens de Napoleão Monteiro Cinfães APDVBestança Apresentação do revista Prado 2010 Imagens de Napoleão Monteiro Cinfães APDVBestança Apresentação do revista Prado 2010 Imagens de Napoleão Monteiro Cinfães APDVBestança Apresentação do revista Prado 2010 Imagens de Napoleão Monteiro A 30 de Novembro de 2010 decorreu em Vila de Muros, Tendais, Cinfães, na sede da Associação para a Defesa do Vale do Bestança o lançamento do nº 4 da revista cultural Prado e celebrou-se o centenário da inauguração da Escola Primária “Andrade”, actual sede daquela colectividade e que promoveu este evento visando a divulgação da riqueza etnográfica, histórica e ambiental do vale do Bestança, ao mesmo tempo que enalteceu o seu património já que a escola, inaugurada em Junho de 1910, com projecto de autoria do arquitecto Adães Bermudes – vencedor do prémio Valmor - , edificado a expensas de um benfeitor de nome António Gonçalves Pereira de Andrade. Este edifício foi recentemente beneficiado e restaurado pela A.D.V. Bestança.

No acto, conduzido pelo Prof. José Oliveira, usou da palavra José Sampaio, Presidente da Assembleia-Geral da ADVB; Manuel António Pereira, Director do Agrupamento de Escolas de Cinfães; Serafim Rodrigues, Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Cinfães; Joaquim Lindoro, Médico Urologista, que fez a apresentação da revista cultural Prado e enfatizou a importância de estarmos vigilantes perante a intenção de se construir barragens no rio Bestança para aproveitamento hidroeléctrico, obra tão nefasta para o futuro desta região; Fernando Vasconcelos, Juiz Conselheiro, que também como habitualmente alertou para o perigo da iminência do início de um processo de licenciamento de uma mini-hídrica que julgava definitivamente recusado, e Jorge Ventura, Presidente da Direcção da A.D.V. Bestança, que encerrou a sessão.

Procedeu-se à visualização de um diaporama com imagens do Bestança que realçaram a valia cultural-ambiental e a biodiversidade deste sítio incluído na Rede Natura 2000.

Estiveram presentes os últimos 4 alunos que no ano lectivo de 2005/2006 frequentaram a escola antes do seu encerramento para actividades escolares. São eles: André Vieira que então frequentava o 4º ano, Rafael Pinto, o 3º ano, Anabela Silva, o 2º ano e sara Vieira, o 1º ano, sendo sua professora Sandra Raposo.

Perante participativa assistência, que encheu a sala, de novo se equacionou a questão de implantação de mini-hídricas no Bestança, decorrendo ora um prazo para apresentação de propostas pelo sector privado na Administração Hidrográfica do Norte, até 25 de Novembro próximo, sendo que o sentimento geral foi de repúdio por tal obra dados os impactes negativos que a mesma traria, irreversíveis e contrários ao Plano Estratégico de Investimento que a A.D.V. Bestança propugna e a Câmara Municipal de Cinfães pretende implementar.

Seguiu-se uma visita à sala de exposições – antiga cantina escolar – onde está patente uma mostra de fotografia de autores vários intitulada “Bestança - Um Rio, Mil Momentos”.

Obrigado a todos os que participaram e uma gratidão especial aos colaboradores da “Prado” e aos associados da A.D.V Bestança que dão vida a esta colectividade e defendem a valorização do vale do Bestança em ordem ao bem-estar e aumento da qualidade de vida da sua população.

*Esta acção teve a parceria da AARIS - Associação dos Amigos do Rio Sousa, tendo o seu Presidente, Napoleão Monteiro, estado presente documentando fotograficamente o evento, e da Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ribeira de Tendais, representada pelo seu Presidente Franklim Resende.

A direcção,

Sem comentários: