terça-feira, março 06, 2007

Debate Ambiente na Rota do Românico

Início do debate Ambiente Rio sousa

Debate na Sede da ARN em Novelas


O Rio Sousa tem futuro

Esperança no futuro do Rio Sousa, foi a mensagem principal do debate, organizado em conjunto pela “ARN” Associação Recreativa Novelense e “AARiS” Associação dos Amigos do Rio Sousa, realizado no passado dia 2 de Março, na sede da ARN, em Novelas.
O debate, subordinado ao tema “Ambiente - Rio Sousa na Rota do Românico”, teve como oradores os vereadores com os pelouros do Ambiente das Câmaras de Penafiel e Lousada, Dr. Antonino Sousa e Dr. Pedro Machado Gomes, respectivamente, o Sargento Chefe Magalhães – GNR / SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR) nacional e ainda a Dr.ª Rosário Correia Machado, Directora do projecto “A Rota do Românico no Vale do Sousa”, sendo moderado pelo Eng. Adelino Correia Dirigente da Associação regional do norte de Pesca Desportiva.
Para o Sargento Magalhães, os problemas ambientais que afectam o Rio Sousa são devido, fundamentalmente, à pressão demográfica que sobre ele é exercida, traduzindo-se numa intensa utilização da sua bacia hidrográfica para descarga de efluentes de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), algumas delas da velha geração e incapazes de dar resposta adequada, ao que se acrescenta as descargas clandestinas de saneamento e de outras fontes poluentes.
Para os vereadores do ambiente a despoluição do Rio Sousa passa pelo tratamento adequado do saneamento dos concelhos que integram a bacia do Sousa. Nesse sentido, as autarquias têm dado passos acelerados, aumentando a taxa de cobertura de saneamento, instalando ETAR´s provisórias, e estabelecendo parcerias com as Águas do Douro e Paiva, no caso de Penafiel e Paredes, e com as Águas do Ave, no caso de Lousada e Felgueiras, com vista à recolha em alta do saneamento e seu tratamento em novas ETAR´s, mais avançadas tecnologicamente.
Mas como o Rio Sousa é património em si mesmo, e tem património construído nas suas margens, desde pontes a moinhos, passando por monumentos românicos, a Directora do projecto “Rota do Românico no Vale do Sousa” explanou os objectivos do projecto, mostrando-se confiante no seu sucesso e no contributo que o mesmo dará no campo do turismo histórico para a dinamização da economia do Vale do Sousa e para a recuperação do Rio que lhe dá nome.
O interesse manifestado pelos participantes neste debate ficou manifesto no seu número, tendo a sala sido pequena para os que se deslocaram à ARN para assistir e participar no debate.
De Bruno Monteiro
Ver imagens em:
http//: aaris.blogspot.com
http//: penafielgentearte.blogspot.com
http//: desporto-aventura.blogspot.com
Ler O Penafidelense. Fotos de: napoleão.monteiro@sapo.pt Posted by Picasa

Sem comentários: