quarta-feira, junho 14, 2006

A AARiS bebeu a água do saneamento básico

A Associação dos Amigos do Rio Sousa, continua e continuará a trabalhar da mesma forma, como o tem feito até este momento, na defesa do Rio Sousa e seus Afluentes:

1º A informar os seus associados.
2º Dar a conhecer às entidades reguladoras do sistema Ambiental e GNR.
3º Informar Juntas de Freguesia, serviços, entidades e ou CM. Sempre que possível
4º Fazer parte activa nos Conselhos Municipais de Ambiente como Paredes.
5º Ajudar a quem nos solicite dando o nosso parecer e contributo, como em Lousada, Freamunde, Novelas, Sobreira, Irivo etc.
6º Estabelecer contactos para algo solicitado com outras Associações e tudo quanto os Estatutos da AARiS nos confere principalmente no:
Artigo 2º
(Fins)
1º A “AARiS” tem como objecto a promoção e realização de todo o tipo de actividades que visem a protecção, conservação e beneficiação do Rio Sousa e seus afluentes.
2º - Para a realização dos seus fins, a “AARiS” propõe-se:
a) Editar um boletim informativo divulgando estudos e actividades da “AARiS”
b) Promover a realização de conferências, cursos, colóquios ou seminários com o âmbito do Rio Sousa e seus afluentes.
c) Diligenciar perante as autoridades no sentido de assegurar a protecção do Rio Sousa e seus Afluentes.
d) Colaborar com as Associações do Vale do Sousa sempre que tal lhe seja solicitado, nomeadamente na informação e formação no âmbito dos fins que se propõe alcançar.
e) Desenvolver acções de informação e formação destinadas à população, com vista à protecção e conservação do Rio Sousa e seus Afluentes.
f) Desenvolver actividades que visem a conservação do Rio, o ordenamento da pesca desportiva e outras.

Rio Sousa e alguns dos seus afluentes tem estado na baila.
Sr. Presidente, administrador da Empresa Penafiel Verde. Para uma melhor informação digo, que não é só o Rio Sousa em causa, infelizmente, são muitos que estão a ser mal tratados, cuja responsabilidade é das Administrações locais, distritais e de âmbito (Estatal Ministério do Ambiente, IGA Inspecçao Geral do Ambiente, cujo lema é passar licenças a torto e a direito sem haver coordenação entre C.M. e as IGA do Porto e de Braga, nestes casos.

Acabou V. Ex. de dar uma entrevista na rádio em que diz; (Que a situação, e refere-se ao entupimento da água do saneamento, está a ser controlada e que não há nenhuma descarga para o Rio Sousa, e mais, assegura a todos os munícipes, que a situação não é aquilo que querem fazer querer, não há nenhum saneamento a drenar para o Rio é uma questão técnica)…e logo vem com a velha desculpa de ser realizado o saneamento no ano 2001. Não fale nos velhos defuntos, estamos em 2006, (e páre o baile).
Para um bom entendedor meia palavra basta.

O Sr. sabe bem que há sempre forma para as administrações se desculparem.
As ETAREs têm licença, mas descarregam para o rio. As construções dos muros dos rios tem licença, mas . apertam os rios. Dão licença para uma ponte, faz-se entubamento ao Rio de 80m de comprimento, fazendo uma grande ponte. Licenças para construção, entuba-se o ribeiro 100 e mais metros, sem parar. Dão-se licenças para vedar, veda-se a passagem total de acesso ao Rio. Licença para limpar o Rio, corta-se tudo quanto se vê pela frente, licenças para saneamento, quando este entope a água do saneamento básico e residuais “não vão parar ao rio… Não senhôôr. Afinal quem são os amigos do Rio? Será o poder instalado?

Sr. Presidente Administrador de Penafiel Verde. Não vou entrar em políticas tão mesquinhas como estas, que foi o entupimento e desentupimento da tubagem entre Novelas e Santiago.
Que fico contente, e louvo o ter tratado do desentupimento, é verdade. Que foi desentupido o saneamento na totalidade pelas 20horas do dia 13, foi verdade e confirmo. Mas o Sr. assegurar a todos os munícipes que água do saneamento não teve sequer contacto com o Rio Sousa!!!.. essa peta não vai enganar os seus Munícipes. “(a água do saneamento foi para o céu e bebida pela AARiS !)”
Sr. Presidente da E.P Verde, não creio que estava a insinuar a AARIS de ser mentirosa.
Sr. P. da E. P. Verde ficava-lhe bem, e dado a ser questões técnicas, informar os seus Munícipes de que tivessem paciência e que lavassem a porcaria que saía das caixas de saneamento, no espaço público, nas ruas e entradas e até dentro das casas. No mínimo é ter a coragem de mandar lavar todos os espaços públicos, afectados pelas questões técnicas do saneamento, e que não foram assim tão poucas.
A desculpa ao Rio Sousa não é preciso, os políticos estão todos perdoados.
Os nossos netos e bisnetos um dia nos julgarão.
O certo é que foi por hoje desentupido como o frisei entre as 19.30 e 20.45 horas.
Amanhã é outro dia e esperemos que o saneamento passe em boas condições, por muito e muito tempo.

Lembro a todos os Amigos do Rio Sousa e amigos do ambiente que não deitem objectos nas sanitas como: garrafas plásticas, lãs, fios, linhas, panos, pensos, fraldas, rolhas, cascas de batata frutas, brinquedos latas de cerveja, etc. etc. como terra de vasos e areia de aquários.
Não lave os carros, tapetes, e deite água na via pública. Se quer ter uma boa qualidade de vida, sem maus cheiros dentro e fora de vossa casa, ajudando a não entupir o saneamento, cumpram com o nosso pedido.
Não descarreguem os tanques ou fossas para as caixas das águas pluviais.
Em causa está a saúde Pública.
Peçam a ligação do vosso saneamento às entidades reguladoras.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
As coimas são pesadas, não brinquem em serviço.
A “AARiS” está com vocês, e A GNR SEPNA está para vos ajudar, poupem água, não a poluem.
preserve o meio ambiente, COLABORE.
13/06/06

Sem comentários: