terça-feira, maio 30, 2006

Inauguração do 2º núcleo museológico (Moinho de Novelas)

Foi inaugurado pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos no dia 20 de Maio de 2006 pelas 17 horas, a recuperação do moinho e arranjos exteriores no lugar da ponte de Novelas, em Penafiel.

Foi motivo de festa para a gente da terra e crianças das escolas.
No âmbito cultural, o grupo de dança de Novelas realizou um espectáculo, cujo tema (Vendedora de Flores), teve um belíssimo público que bem os aplaudiu pela noite.

O Moinho de Novelas representava o modo de vida ancestral, desde o século XVIII, sempre se manteve em laboração pelo proprietário Alfredo de Sousa Teixeira até à sua queda e degradação.

É de notar que algumas pessoas ali presentes, nunca tiveram a oportunidade de ver um moinho em movimento e a moer o milho.

Este Sr. como tinha pena de ver o moinho assim degradado sem funcionar, e o investimento era grande para o pôr novamente activo, entrou em negociação com a Câmara Municipal de Penafiel, acabando por o vender.

As várias cheias do Rio Sousa de 2001 foram as causadoras da destruição do moinho, mas foi também um incentivo ao investimento e restauro do mesmo, assim como toda a zona envolvente da qual faz parte o fontanário de 1932.

A população, mais concretamente as crianças das escolas do concelho vão poder ter a oportunidade de ver a história de Novelas em movimento,

Outrora era mesmo aqui nos moinhos que as crianças se relacionavam com a água, banhando-se, navegando pelo rio e outros ajudando com o seu trabalho os pais nas lavouras e regas dos campos.

Actualmente apercebemo-nos que as crianças não dão a devida importância à água, a não ser quando se fazem obras como estas.

Mesmo com estes espaços de lazer o perigo é grande.
As consequências negativas que a poluição trás na água pode provocar na vida de uma criança, males irrecuperáveis pelo que os pais devem tomar as devidas precauções, sensibilizando as crianças para outros locais mais seguros.

Como devolver o interesse pela defesa do ambiente no rio?

É caso para dizer, vamos com a ajuda de todos salvar outros moinhos, mas pensando também em ir ao encontro dos poluidores da nossa riqueza que é a água.
Como fazer festa à água potável? de que Rio?

Sem comentários: