terça-feira, maio 30, 2006

Caminhada na Murtosa





Caminhada na Ria de Aveiro na Murtosa nos dias 27 e 28, de Maio e 2006, estiveram a calcorrear os trilhos “por carreiros entre Esteiros” setenta e oito caminheiros de todo o País. Com a presença do Eng. Batista, Vice Presidente da Câmara de Murtosa o Sr. Narciso, Presidente da Confraria Gastronómica – O Rebelo, proprietário da Quinta de São Xisto, tudo se encaminhou para que o calor humano, superasse os 35º que estiveram durante toda a caminhada na Ria.
O percurso teve início na Associação dos Amigos da Ria, de seguida em direcção à Ponte de Varela, Cais da Bestida, Amarinhos, Ribeira de Pardelhas, Cais do Bico, Cais do Chegado, Ribeira de Vieiros, Esteiro de Estarreja, com retorno ao Cais da Ribeira Bela, onde se finalizou o dia 27, com a caminhada de 23km.
De seguida o jantar que foi servido com pompa e circunstância acompanhados com o GRUPO RECREATIVO DE QUINTAS, com o seu cantar do coração da Ria de Aveiro, na Associação os Amigos da Ria.
O Sr. Eng. Batista interveio no final do jantar dando a conhecer um pouco das potencialidades do que é Murtosa com 4 freguesias; Murtosa, Torreira, Brunheira e Monte, assim como as áreas de reserva ecológica, etc. assim como tencionam potenciar o uso da Bicicleta e trilhos na Ribeira de Pardelhas ou seja preservar e dar a conhecer cerca de 14km de Ria.No dia seguinte voltamos a reunir e lá fomos até ao Cais do Bico, daí com direito a um passeio de Barco Moliceiro conduzido por um jovem marinheiro de 68 anos, José Carneiro, percorrendo a Ria mostrando a Foz Velha e Foz Nova do Rio Vouga, parando na praia, para que os caminheiros acabassem de tostar o resto que sobrou do dia anterior, daí o regresso às origens para almoço às 15horas. O Almoço foi de acordo com a Gastronomia da região. Valeu a pena visitar as Terras as Ribeiras e o Mar da Murtosa

Sem comentários: