terça-feira, novembro 10, 2009

Caminhada Vale do Sousa 2009

clip_image002

Caminhada Vale do Sousa (Do Neolítico ao Românico)

Em 2009 11 14 NOVEMBRO Penafiel, Terras da freguesia de Luzim e de Boelhe.

AARIS Vale do Sousa, APDV Bestança, Núcleo Coimbra e Pessoal H Coimbra Dia Mundial da Diabetes

1- 9.30 Horas 1ª concentração em Penafiel, junto do Pavilhão de Feiras e Exposições, AGRICAL estacionamento das viaturas pelo parque e zona do Hotel.

2- 9.50 Horas. Saída do autocarro cheio de pessoas, vai passar pelo Parque da Cidade, Obras da Bracalândia parque temático a que vai abrir e Março de 2010, seguindo em direcção ao centro da Freguesia de Luzim Igreja, com a presença do Presidente da Junta Sr. Francisco Aguiar.

3- 10.20 2º Encontro com a gente do povo dos quais caminharão connosco.

4- Inicio com uma breve visita à linda freguesia e com o cafezito tomado, seguimos em direcção às gravuras de Lomar, onde se vai tomar apontamentos e fotografar. Ler Texto.

5- Seguidamente direccionados para o Menir de Luzim e pegadinhas de S. Gonçalo, onde de igual modo se pode fotografar. Ler texto.

6- Atravessando a estrada com cuidado, vamos dirigir-nos às pedreiras e em direcção à Anta de Boelhe que serviam a tumularão colectiva e transforma em objecto de Culto gigantescas pedras onde crepitam preces antigas. Santificam-se os lugares.

7- Depois de Tudo fotografado seguimos pelas pedreiras a caminho do Centro de Boelhe, onde vai estar presente o Presidente da Junta de Boelhe Sr. Avelino Silva.

8- Aí presentes vamos visitar o Moinho de Cisterna que merece ser visto porque raramente se encontra uma peça como esta.

9- 11.30+- Vamos fazer a visita à igreja românica de Boelhe.

10- Ao lado vamos visitar a Associação para o desenvolvimento de Boelhe uma exposição casual e que se encontra lá, possivelmente com a presença do Dr. Rui Abrantes Presidente da APDFBoelhe

11- Depois destas visitas e porque o tempo não nos vai dar para ir à Bolsa de Ouro e ao Escorrega Natural seguimos pelo trilho em direcção a Luzim, Outeiro Longo, passando pelas aldeias de que faz parte Boelhe e Luzim, por casa senhoriais de 180o e alguma de 1700 ainda pela casa de Sequeiros casa esta de quem pertencia a mata do menir etc.

12- Chegados a Luzim vamos almoçar descarregando as mochilas e compondo o estômago.

13- Por volta das 14.30 voltamos em direcção aos automóveis podendo descarregar as mochilas e seguir a pé para o Museu Municipal de Penafiel pelo centro da feira de S. Martinho. Para fazer a belíssima visita ao museu.

14- Acabada a visita a feira é livre onde as pessoas podem comprar os cobertores e as albardas dos penafidelenses, uma caneca provando a qualidade do vinho verde da região em cinco ou seis locais, as farturas, as castanhas tudo quanto possa haver na feira.

15- Cerca das 19 horas jantar e farra pela noite dentro a não esquecer.

Um Grande abraço a todos vai valer a sua vinda cá.

Espero-vos a horas, porque se não estiver tem de ir de carro em direcção a Duas Igrejas, Perozelo, Luzim ao centro o nosso 2º encontro. Xau Xau. Contactos Napoleão 919769705, Jorge Ventura e Pedro Gabino.

Penafiel 2009 11 9

Sem comentários: