segunda-feira, maio 16, 2011

Percurso pedestre em Felgueiras (realizado no românico)

Tal como o previsto, as fotos vão mostram o grande número de pessoas aderentes a esta caminhada. A mensagem passou e foi cumprida, pelo cerca de 150 caminheiros que nestes belos locais estiveram envolvidos. Os 16 km foram pois de grau de dificuldade na escala de cinco, grau 2, ninguém se aleijou, foi esplêndido é de continuar. Deve ser feita a exploração de mais trilhos fora das estradas. Parabéns junto fotos para verem, e ainda ver mais em:

napoleao.novelas@gmail.com

Caminhada Felgueiras Pombeiro no românico2011 Fotos Napoleão Monteiro Caminhada Felgueiras Pombeiro no românico2011 Fotos Napoleão Monteiro Caminhada Felgueiras Pombeiro no românico2011 Fotos Napoleão Monteiro Caminhada Felgueiras Pombeiro no românico2011 Fotos Napoleão Monteiro

http://penafielgentearte.blogspot.com
http://picasaweb.google.com/aariosousa/napoleao.monteiro
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com

youtube (monteiro56)

Napoleão Monteiro

clip_image001

Percurso pedestre em Felgueiras

No próximo dia 15 de maio, domingo, celebre o Dia Internacional da Família com um percurso pedestre “Pelos trilhos da pintura mural” da Rota do Românico. Venha desfrutar do património da região!

Este percurso pedestre circular, com uma extensão de cerca de 15 quilómetros e dificuldade fácil/moderada, terá início no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, pelas 08.00 horas, e passagem pela Igreja de São Martinho de Penacova e pela Igreja de São Vicente de Sousa, no concelho de Felgueiras.
No Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro os pedestrianistas poderão apreciar dois temas de pintura mural, um alusivo, provavelmente, a São Brás e outro apresentando Santo Amaro e São Plácido.
No trilho segue-se a Igreja de Penacova, onde a pintura existente na parede fundeira da capela-mor representa o seu orago, São Martinho. Estes frescos terão sido encomendados por D. António Melo, um dos abades comendatários do Mosteiro de Pombeiro
Chegados à Igreja de São Vicente de Sousa, destaque para as pinturas do teto da capela-mor, dedicadas à vida e milagres do padroeiro, efetuadas, em 1693, por Manuel Freitas Padrão, um dos fundadores da Irmandade de São Lucas de Guimarães.
Os vestígios de pintura mural que encontramos nos monumentos da Rota do Românico, bem como na Igreja de São Martinho de Penacova, foram elaborados segundo a técnica de fresco, largamente difundida, no norte de Portugal, nos séculos XV e XVI.

A inscrição no percurso pedestre “Pelos trilhos da pintura mural” é gratuita e pode ser feita na sede da Rota do Românico ou através do correio electrónico cirr.pombeiro@valsousa.pt e dos telefones 255 810 706 e 910 969 716.




Centena e meia de pedestrianistas pelos trilhos da pintura mural

Cerca de 150 caminheiros percorreram no passado domingo, dia 15, os trilhos da pintura mural da Rota do Românico, no concelho de Felgueiras. A beleza artística dos frescos, o património histórico, cultural e paisagístico da região compuseram o cenário.

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro marcou o ponto de partida e chegada do percurso. Ao longo de aproximadamente 15 quilómetros, os pedestrianistas foram conduzidos pelos caminhos que levavam às pinturas murais da Igreja de São Martinho de Penacova, da Igreja de São Vicente de Sousa e do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

Na Igreja de São Martinho de Penacova o olhar prendeu-se à pintura mural da parede fundeira da capela-mor, que representa o célebre episódio da partilha da capa militar de São Martinho com um pobre. Estes frescos, descobertos recentemente, terão sido encomendados por D. António Melo, abade do Mosteiro de Pombeiro.

Mereceram também realce as representações de sereias, símbolos de tentação muito ligados à iconografia românica, e a cena da perseguição de um homem por um dragão e todos os animais aí representados.

A segunda paragem foi na Igreja de São Vicente de Sousa, onde os frescos da fragmentada pintura mural existente no tardoz do retábulo-mor parecem ser dedicados a São Vicente, apesar da sua difícil interpretação. A fragmentação terá resultado das profundas obras de ampliação da capela-mor que decorreram no século XVIII.

Os caminheiros puderam, ainda, admirar a representação de temas alusivos à vida e ao martírio de São Vicente, presentes no teto em madeira da capela, em caixotões, de estilo maneirista.

O percurso pedestre trouxe-os de volta ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro para apreciarem dois temas de pintura mural. No absidíolo do lado da Epístola a pintura mural representa dois discípulos de São Bento, Santo Amaro e São Plácido, e terá sido realizada pelo mestre Arnaus no início do abaciado de D. António Melo (1526-1556).

No absidíolo do lado do Evangelho, a pintura mural, que se encontra em muito mau estado de conservação, deverá representar o Sacrifício de Noé após o Dilúvio ou uma cena de vida de São Brás que, segundo a lenda, foi encontrado na selva no meio de animais selvagens.




Rota do Românico
17 de maio de 2011
www.rotadoromanico.com

Sem comentários: