quinta-feira, maio 26, 2011

Dois dias com muita Cereja em Resende Festival da Cereja realiza-se nos dias 28 e 29 de Maio

Dois dias com muita Cereja em Resende

Festival da Cereja realiza-se nos dias 28 e 29 de Maio

Mais de uma centena de produtores e vendedores de cereja são esperados no Largo da Feira, em Resende, onde venderão toneladas de cereja a preços convidativos, a partir das 10 horas de sábado, dia 28 de Maio, sempre acompanhados pela animação de rua e animação musical. Durante os dois dias os visitantes também poderão passar pela mostra e venda de produtos de artesanato relacionados com a cereja, como compotas e licores, peças de cerâmica e linho tradicional.

Tal como no ano passado, também este ano a autarquia de Resende estabeleceu uma parceria com a CP e a empresa de autocarros JoaltoDouro para facilitar a viagem até à festa. Assim, a CP durante os dois dias disponibilizará horários de comboio especiais entre as estações do Porto e da Ermida, sendo que os visitantes terão à sua espera na estação um autocarro que fará a ligação até ao centro da Vila e, no final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.

Mas, o ponto alto do Festival da Cereja ocorrerá no domingo, dia 30 de Maio, ao início da tarde, com a realização do Cortejo Temático subordinado ao tema “A Cereja de Resende no topo do Bolo” protagonizado por um milhar de crianças vestidas a rigor em oito carros alegóricos decorados, que vão desfilar pelas principais ruas do centro da Vila, culminando dois dias recheados de iniciativas alusivas à cereja.

Recorde-se que Resende é responsável por 24% da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3500 toneladas por ano, e esta é uma forma de valorizar um produto diferenciador e que tem uma grande repercussão na economia local.

O Festival da Cereja tem-se afirmado cada vez mais como uma iniciativa de referência em todo o país, colocando o concelho num patamar de reconhecimento elevado sendo que a promoção do suculento fruto de cor avermelhada faz, todos os anos, as delícias de milhares de visitantes.

Eu quero ir à cerejeira… Caminheiros lá vamos estar num belo ambiente, verdade?

Sem comentários: