quinta-feira, outubro 14, 2010

aaris no bestança em breve. Inscreva-se

Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada da Castanha, dos Centeeiros e dos... Gambuzinos

23 de Outubro de 2010

Eis-nos regressados ao vale do Bestança e para fazermos um dos seus mais belos percursos pedestres. Por caminhos medievais onde as relheiras marcam o compasso do tempo e as memórias de antanho, chegaremos aos soutos e carvalhais da Costa Limpa, já na margem direita do Bestança. Admiraremos o marulhar das águas, os moinhos esquecidos, os córregos e canadas percorridos pelos moleiros, os castanheiros seculares de ouriços ridentes a mostrar o fruto, e os carvalhos majestosos que anunciam o Outono e lembram o culto druídico. Passaremos Bustelo para admirar ainda algum do seu belo casario de arquitectura popular. Desceremos depois ao Bestança, por Soutelo, que atravessaremos na ponte com o mesmo nome subindo depois por íngreme calçada até à Granja. Se vontade houver, visitaremos as fragas de Penavilheira: as mais belas quedas de água do Montemuro, no Bestança, claro!

Pelo caminho encontraremos muita castanha e centeeiros que os participantes poderão colher.

Programa

  • 09h30 -- Concentração: aldeia da Granja-Tendais.
  • 09h45 -- Início da caminhada.
  • 17h30 -- Fim da caminhada; deslocação para Vila de Muros de veículo automóvel
  • 18h00 -- Palestra na sede da ADVB, em Vila de Muros, pelo Micologista Engº Ricardo Torres.
  • 19h00 -- Jantar.

Conselhos úteis

Os participantes devem trazer: refeição para almoço, barra de chocolate e frutos secos, calçado impermeável, roupa quente, capa, em caso de tempo chuvoso (convém também uma muda de roupa e calçado ), saco para castanhas e cesto para centeeiros.

Grau de dificuldade: Alto ( o percurso tem subidas e descidas íngremes que poderão ser tanto mais difíceis de vencer se o tempo estiver de chuva, tornando-se escorregadias ).

Inscrições

Inscrições: Tlm 96 8013140, 91 7619080, 91 7535075.
Sócios - isentos
Não sócios: 5€
Jantar: 15€ ( a inscrição para o jantar deverá ocorrer até ao dia 21 ).

Informações

Last but not least: a caçada aos gambuzinos. É óbvio que não está ao alcance de todos. Primeiro é preciso investir no equipamento: rede tricolor, tridente em trifólio e monóculo com infra-vermelhos. Depois a coragem: o gambuzino acossado é um perigo. Que o diga o Alfredinho dos Abílios ( um turista estrangeiro ) que ao fugir perdeu as botas e deixou cair os suspensório e as calças ficando tudo em evidência! Logo, cuidadinho! Um pequeno descuido, e é a morte do artista!

Aqui fica um pequeno trecho ( piamente censurado ) da entrevista àquele transido turista, logo após os factos:
-- Então o senhor teve muito medo do ataque daquele enfurecido gambuzino!?
-- Ó c...se não tive, f...que ele parecia belzebu!!!

Sem comentários: