terça-feira, abril 08, 2008

Cinfães Caminhada com AARIS e Bestança


Comemora-se este ano 70 anos passados sobre o concurso lançado pelo Secretariado de Propaganda Nacional intitulado de “ Aldeia mais Portuguesa de Portugal “, sendo que a aldeia de Boassas foi também candidata e aqui ocorreram assinaláveis festividades, tendo, inclusive, o júri do concurso visitado este lugar.
Não foi primeira classificada mas ganhou aura de aldeia típica e de muito valor etnográfico.
Decidimos, assim, e em homenagem a todos os que participaram nesse bonito episódio cultural, começar em Boassas a caminhada da “Sagração da Primavera”.
Passaremos na Lapa da Chã, amontoado granítico donde se avista um alongado horizonte tendo o Douro como referência.
Visitaremos também o Castro do Monte da Coroas, sítio arqueológico de muito interesse ( Castro romanizado onde se encontra com abundância a tégula característica dos povoados romanos ), implantado em plano sobranceiro ao Bestança e ao Douro. Alcança-se uma paisagem fantástica, talvez a mais bonita paisagem do Vale do Bestança. Almoçaremos aqui.

Caminharemos depois até Ferreiros e daqui pelo antigo caminho que leva a Covelas ( descida íngreme para pôr à prova os músculos dos caminheiros intrépidos ).
Já no final da tarde, alcançaremos a Quinta do Paço da Serrana, propriedade que pertence à Câmara de Cinfães e que pertenceu outrora ao explorador africanista Serpa Pinto.
Daqui se descortina o casario de Boassas onde terminará o nosso passeio.


Posted by Picasa

Sem comentários: