terça-feira, janeiro 29, 2008

Caminhada no Rio Bestança

DIA 02 DE FEVEREIRO 2008 a AARIs está lá. E quem mais quer Caminhar?
As Associações
O Vale do Bestança e AARIS vale do Sousa Juntas por causas Ambientais.

Caminhada "A Senhora das Candeias" - Vale do Bestança
Dia 2 de Fevereiro de 2008
A festa da Senhora das Candeias (mais conhecida por Fevereirinha, em que se venera a Senhora da Piedade), em Avitoure, é a primeira festa religiosa do ano no concelho de Cinfães. À volta da pitoresca capela desenrola-se a festividade que tem por tradição comer-se um salpicão e provar-se o bom vinho do vale do Bestança nesse dia. Formam-se grupos animados que partilham as carnes fumadas enquanto ouvem os maviosos acordes da banda de música.
Surgem também as primeiras mascaradas, enfarinham-se os foliões e lançam-se as fitas e confettis de Carnaval. Primeiro celebra-se a religião, e depois anuncia-se o paganismo.
Um ditado local está associado a esta festa: "Fevereinha a rir, está o Inverno para vir; Fevereirinha a chorar, está o Inverno a passar." Veremos.
Pretendemos com esta caminhada evocar as tradições populares festivas do vale do Bestança, enquanto valioso património etnográfico e religioso que urge promover.
Programa
Concentração em Vila de Muros às 9H30.
Subida até às imediações da Portela da Mó seguindo um percurso nas margens de uma levada que sai do ribeiro de Enxidrô em direcção a Avitoure; seguiremos até Açoreira e daqui, por Tintureiros, até Vila Viçosa. Tomaremos então o caminho que leva a Marcelim derivando, depois de atravessado o ribeiro de Enxidrô, para a Portela da Mó empreendendo a descida para Vila de Muros, onde chegaremos pelas 17H30.
Às 19H00 haverá o jantar na sede da ADVB.
Depois do jantar, deslocar-nos-emos até Avitoure participando na festa. Não esquecer o salpicão…
Os participantes devem trazer almoço, botas à prova de água e roupa adequada a dias com pluviosidade. Uma muda de roupa não será despicienda.
Extensão: 8 Km.
Grau de dificuldade: Médio.
Inscrições
Sócios regulares: gratuito.
Não sócios: 5.00€
Jantar (facultativo - inscrição até ao dia 30 de Janeiro) – 10.00€.
Contactos: 96 8013140, 91 7619080, 919769705.

Sem comentários: