domingo, dezembro 09, 2007

Abragão Vila e o Seu meio Ambiente

Abragão uma Vila Super Maravilhosa.
Digo e é uma Vila que fica num local que dá gosto ir viver para aquelas terras.
É talvez pelo que julgo um local onde todos fazem o que querem sem responsabilidade.
Será culpa da Junta de Freguesia?

O Povo é que sabe, mas não tem sensibilidade para ver e divulgar. Vai andando no meio ambiente em que se insere e que se lhe rodeia. A monotonia leva as pessoas a um habitat que nem repara no que se passa. Ou será o medo instalado?

Ao passar nessa bela terra de Povo humilde, voltei a reparar que na insistência de manter os contentores por cima da Ponte do Ribeiro aí junto da Junta, a deixar que o vento e animais, arrastem plásticos para o Ribeiro, Sr. Presidente da Junta de Freguesia, não tenha vergonha de assumir a deslocação desses contentores para outro lado faça qualquer coisa pela ambiente, pelo meio onde vive.

E a Ponte antiga talvez românica aí mesmo ao lado, travessia do Ribeiro mesmo aos vossos olhos e que alguém tive a coragem de tomar os terrenos públicos, impossibilitando as pessoas passassem por essa Ponte. O Sr. já tratou desse assunto?

E essa barracada que está junto do Ribeiro está autorizada?

As pocilgas dos Porcos que estão a vazar águas para o Ribeiro estão bem?

A água do fontanário que só é ligado quando o Sr. Presidente da Junta ordena, deixando o Centro da Vila o fontanário público sem água?
Onde deve um cidadão e ou turistas sem querer ir beber ao café, onde pode beber água potável?

A população queixa-se que não há mais sítio no centro onde se possa beber água potável como neste fontanário, é de água municipal tratada, será que na verdade vai continuar a estar fechada para tudo e todos e o “Fontanário ficar a servir de pau de para amarrar barracas”?


E os WC das Senhoras e dos Homens que durante a semana estão fechados, o que é pena uma Vila não ter WC, a não ser nos cafés por favor. O Sr. deve viver no século18…Se as despesas fossem por sua conta, como são nos cafés da sua terra aí deitava as mãos na cabeça e fugia para Africa!...


As 4 Bandeiras espetadas no jardim central da Vila, não acha um exagero um simbolismo tão Grande sem Monumento e até para levantar armas e baixar armas?

Se a lei for essa vou pedir para colocar na minha rua e no meu largo as bandeiras todas mais visíveis, porque assim como estas que não cheguei a ver bem quais são as principais se as da Feira ou as originais!




Sr. Presidente, para quando uma limpeza ao Ribeiro da sua Vila?
Sabia que ainda se encontram cadeirões e outros objectos, o que não é para o descanso dos peixes na subida? Não quererá o Sr., arranjar um projecto para colocar uma turbina e produzir energia alternativa? Pelo menos para minimizar o tratamento da ETAR? Tem desnível suficiente e água. Não digo que o não avisei.

Sr. Presidente sabia que foi colocada uma ETAR e a pouca água que está a cair no Ribeiro não se me oferece confiança?
Explique-me, porquê a ETAR foi ali colocada?
Servirá toda a população da Vila de Abragão ou terá de ser feita uma estação elevatória?
Quando ali estava, cheirava mal, será da caixa ou os porquês?

O Povo de Abragão deve ganhar coragem e dizer basta.

O Povo de Abragão tem de abrir os olhos e ver que o Domínio Público está em causa.

O povo tem de ter civismo não deitando nada para o Ribeiro e participar ás autoridades daquilo que se passa em matéria de ambiente no vosso Ribeiro, que continua a ser um deposito dos lixos e que está a pôr em perigo as populações a jusante do Ribeiro e o Rio Tâmega.
Este facto já foi criticado, mas agora tem de levar outras voltas sendo informado as autoridades competentes.



Em Dia de Feira 08/12/2007
Posted by Picasa

Sem comentários: