quarta-feira, outubro 17, 2007

Caminhada Rota do Românico da AARIS

Realização da Caminhada Cultural Rota do Românico do Vale do Sousa

“AARiS” Associação dos Amigos do Rio Sousa realizou uma Caminhada Cultural Rota do Românico em Terras de Penafiel e Paredes no dia previsto 13 de Outubro de 2007.
Cento e nove pessoas participaram neste evento. Presidente da junta de Paço de Sousa Sr. Manuel Ferreira deu as boas vindas, de igual modo o Presidente da junta de Galegos e o Sr. Ramiro Tesoureiro da Capela que para além de nos auxiliar na arrumação das pessoas no Parque, teve a amabilidade de nos acompanhar na visita aos moinhos restaurados da Capela, pondo um Moinho em funcionamento para que as pessoas e crianças pudessem sentir o moinho a produzir farinha. Em nome das Associações presentes o nosso muito obrigado.
O caminhada da Capela, passando pelo parque de Lagares até Quintandona foi um relâmpago. Em Quintandona o movimento dos populares não foi o mais propício dado a terem ido para outro lado noutras actividades, no entanto o espaço que se arranjou na casa dum casal Sr – do Cruzeiro que foram maravilhosos pelo que muito agradecemos.
O jantar abriu ao ar livre com pataniscas e arroz de Feijão, vindo do Concelho de Paredes de seguida a ouvir do som das guitarras e a verem os guitarristas ao luar da fresca noite, num momento de fados, realizados pelo grupo de Guitarras de Penafiel que nos proporcionaram o que de melhor tinham e que muito apreciados foram pelos especiais ouvintes caminheiros. Os fados foi a consolação da noite assim como a consolidação de um pacto de amizade desta pessoas de grande valor que aqui estiveram mais uma vez presentes neste evento “e talvez a última” e que mais não foi, senão retratar o ambiente e a cultura em terras de Penafiel e Paredes.
A Todos os caminheiros vindos de Lisboa, do Fundão, de Aveiro, de Viseu, de Coimbra, de Mortágua, de Viana do Castelo, do Porto, Vila da Feira, Gaia, Paredes, Lousada, Penafiel, Cinfães Castelo de Paiva, Baião, Lamego e a possíveis outras terras que agora não me lembro e ainda para aqueles que por estes hotéis ficaram e a quem veio para conhecer, envio-lhes um forte abraço em nome destas Associações o um muitíssimo obrigado e as nossas desculpas de não poderem ser melhor atendidos.
À Dr. Manoela de Medeiros Licenciada em Gestão de Património um muito obrigado por ter concedido livremente informações preciosas na visita aos Mosteiros de Paço de Sousa, Memorial da Ermida em Irivo, ao monte Mozinho ou Cidade Morta, Mosteiro de Cête e Aldeia de Quintandona em Lagares e suas Conclusões.
Aos Srs. Professores envolvidos na caminhada e que vão ter com certeza algo de novo para contar aos seus alunos sobre as informações obtidas, aos Srs. Médicos de Saúde de Coimbra Penafiel e outros zonas, aos profissionais de Saúde diversos, aos Srs. Drs. Juízes Magistrados e Conselheiros, Srs. Advogados, Profissionais do MP, Eng. de Empresas EDP, ao Sr. Comandante Rocha do Posto da GNR que nos acompanhou, Doutorados em Ambiente e Património, aos representantes da Liga e das Associações, Casa da Cultura de Paredes, freguesia de Santiago pelo Autocarro e a todos os técnicos e Sócios sem excepção, desta Associação dos Amigos do Rio Sousa. Para todos um muito Obrigado pela ajuda e a Vossa presença.
Cada qual vai pensa da forma como muito bem entende, todos nós caminhamos para uma melhor saúde, melhor ambiente e natureza, e um enriquecimento próprio da Cultura.
Napoleão Monteiro

Sem comentários: