segunda-feira, novembro 13, 2006

Péssimo Ambiente das Feiras

Penafiel o Ambiente


Não é só no S. Martinho em Penafiel, que acontecem disparates como os que vemos nas fotos; não. É prática comum em todas as feiras da região. Os ambientalistas têm reparado que a falta de civismo em deixar todo o lixo espalhado, por tudo quanto é sítio, é cada vez maior. Chego a perguntar-me a mim mesmo, se tudo isto quanto se diz sobre o ambiente global, se não devia ser, de um severo aperto às mentalidades dos prevaricadores, que são os que autorizam e não impõem regras e aos que realizam o acto.
C M um papel importantíssimo para com os vendedores, que era: obrigar a que todo o vendedor que produz o lixo pois é quem o traz, varrer a sua área, levando-o ao ECO-ponto indicado pelos serviços ou outra forma mais sustentável. Com as cordas atravessar as estradas nem o camião do lixo passa.
Aos vendedores e consumidores, esta é a forma mais comum como já o disse, mas não se esqueçam que estão a contribuir para um funeral mais rápido de todo o ser vivo.
Lembrem-se que a maior parte deste material sobrante é reciclável. Saiba que, plástico leva de 10 a 100 anos a degradar na terra, o filtro do cigarro 15 anos, pequenas pilhas 1 só destrói todo o nosso organismo pela água que se bebe, porque 1 só, contamina 10 000 m3 de água. Se por ventura não quiser seguir os nossos alertas e se for o caso, quando estiverem doentes, não vão ao médico, a melhor forma é ir ao padre, para que ele lhes ensine o melhor caminho da vitória de contaminadores AMBIENTAIS.
Recolhe as pequenas cargas “Pilhas” e coloca-as no PILHÃO. A água é muito importante para a vida, sem ela não há vida. Seja prudente, siga os bons ambientalistas.
Ver imagens em:
http//:aaris.blogspot.com
http//:penafielgentearte.blogspot.com
http//:desporto-aventura.blospot.com

Ler O Penafidelense. Fotografias de: napoleão.monteiro@sapo.pt Posted by Picasa

Sem comentários: