quarta-feira, novembro 14, 2012

Seminário “Rotas e Percursos Culturais: do conteúdo ao negócio” 15 e 16 Novembro 2012

 

SOCIEDADE CIVIL E PROFISSIONAIS DA CULTURA E TURISMO

MOBILIZAM-SE PARA ALAVANCAR NOVOS NEGÓCIOS NO TURISMO

A identificação de mais de 500 rotas e percursos patrimoniais, em todo o país, esteve na base da organização de um seminário que, na primeira semana, registou 350 inscrições, o que é revelador do interesse que esta temática suscita, bem como o potencial que se lhe reconhece na utilização dos recursos culturais existentes e na qualificação e diversificação do turismo cultural.

A riqueza e a diversidade do Património Cultural constituem, como sabemos, um importante recurso do país, cada vez mais procurado pelo turismo interno e externo, numa perspectiva de experiência turística integrada, que alia o clima à descoberta do Património Histórico, Arquitectónico, Etnográfico e Gastronómico. No entanto, a actividade económica associada a estes recursos é, ainda, pouco visível, importando, por isso, juntar esforços para potenciar o sector e abrir novas “janelas de oportunidades” e, designadamente, novos negócios, tendentes a melhorar o desempenho económico do país.

Negócio que é foco central deste seminário:

O que é preciso fazer para que as empresas existentes agarrem esta oportunidade de dinamização do Turismo Cultural e de exportação de serviços, tendo em que conta que o público-alvo é também estrangeiro? O que é necessário para que os jovens empreendedores, de várias áreas de formação, se mobilizem para que vejam, nesta actividade, uma oportunidade de futuro, num sector que tem como alvo o mercado interno, mas também o mercado externo? O que é necessário para que nesta actividade se introduza, com mais convicção, a inovação, abordagens de complementaridade e suportes tecnológicos de apoio, com provas dadas que promovam experiências únicas?

É para todas estas e outras questões que se vão procurar respostas. De quem já está no terreno. De quem conhece o mercado. De quem conhece o sector. De quem sabe como se pode começar. De quem acredita em novos modelos e quer liderar novos negócios.

O turismo desempenha um papel fundamental na economia portuguesa. Tendo como referência os valores da Conta Satélite do Turismo de Portugal em 2008, o VAB (Valor Acrescentado Bruto) gerado pelo sector representa 5.1% do nacional, o Consumo Turístico Interior representa 10.4% do PIB e o emprego no sector representa 8% do emprego na economia. As Receitas Turísticas constituem a principal rubrica da Balança Corrente, representando mais de 42% das receitas totais dos serviços, em 2009P, 4.2% do PIB. O turismo é o maior sector exportador do país.

No que concerne especificamente à Região Norte, e de acordo com o estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou Norte de Portugal, promovido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto Sá Carneiro (2º trimestre de 2012), os turistas que visitam a região, seja em lazer ou em negócios, privilegiam actividades que incidem sobre o Património, nas suas múltiplas vertentes: Cultural, Natural, Gastronómico, Etnográfico, etc. A esta tendência não será alheia, certamente, as inúmeras distinções recebidas pelo Porto, em particular, e o Norte, de um modo geral, nomeadamente a Classificação como Património Mundial atribuída pela UNESCO (o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa), o Prémio de Melhor Destino Europeu do Ano 2012, atribuída pela European Consumers Choice e, mais recentemente, o reconhecimento do TripAdvisor, que considerou a Invicta um dos Melhores Destinos Europeus para Degustação de Vinhos, só para citar alguns exemplos. A juntar a estes, a distinção de alguns dos ex-libris da cidade do Porto, considerados entre os melhores do mundo, dentro do seu género: a Estação de S. Bento, a Livraria Lello, o Café Majestic, etc.

Promovido pela Fundação da Juventude e pelo Pportodosmuseus – projecto de comunicação na área da cultura e das indústrias criativas que este ano ano registou 740 000 visualizações -, o seminário decorrerá no Porto, na Fundação Eng António de Almeida, nos próximos dias 15 e 16 de Novembro de 2012.

 

Programa: http://www.pportodosmuseus.pt/?p=60599

Para mais informações contacte a equipa para (seminariosrpt@gmail.com) ou visite  

Agradecemos a divulgação desta Nota Informativa.

Fundação da Juventude e Pportodosmuseus

Porto, 2 de Novembro de 2012

Sem comentários: