sexta-feira, setembro 16, 2011

A AARIS estará com a APDV Bestança na Figueira da Foz

CAMINHADA NA FIGUEIRA DA FOZ

24 Setembro 2011

A caminhada decorrerá num percurso (Circular), criteriosamente escolhido na Serra da Boa Viagem, Praia da Murtinheira, Cabo Mondego e Praia de Quiaios, zonas situadas no lado Norte do Concelho da Figueira da Foz,

!cid_image008_jpg@01CC7480 !cid_image005_jpg@01CC7480 !cid_image006_jpg@01CC7480 !cid_image007_jpg@01CC7480

O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem constitui a maior área florestal junto à cidade da Figueira da Foz, representando, com os seus cerca de 400 hectares, não só um enorme valor paisagístico e ambiental mas, igualmente, uma área de lazer que contribui para a qualidade de vida dos seus utentes.

Na sua periferia localizam-se, na encosta sul, diversos espaços residenciais, no seu lado nascente, a povoação da Serra da Boa Viagem, na encosta Norte uma zona florestal com influência das povoações de Quiaios e da Praia de Quiaios e Murtinheira. Dentro do próprio parque situam-se alguns espaços sensíveis, como sejam as casas de guarda, a capela de Stº Amaro, o Farol do Cabo Mondego e o edifício do Abrigo da Montanha.

O valor de cota mais alta é de 261,88 m, no vértice geodésico da Bandeira

O Cabo Mondego situa-se no bordo ocidental da Serra da Boa Viagem, ao longo da costa, entre as praias da Murtinheira e da Figueira da Foz.

Constitui, sem dúvida, um testemunho irrepetível e insubstituível para a compreensão da história geológica de Portugal; representa, de forma particularmente completa, alguns dos mais importantes episódios da história da Terra ocorridos durante o Jurássico, para um intervalo de tempo que se situa aproximadamente entre os 185 e os 140 milhões de anos, o que justifica, a nível internacional, a relevância da sua classificação, conservação e divulgação.

O afloramento compreende uma série de sedimentos marinhos e fluvio-lacustres que se estendem desde o Toarciano superior até ao Titoniano. Este registo, nalguns níveis, é particularmente contínuo e rico de informações paleontológicas, sedimentológicas e paleomagnéticas, que se associam a excepcionais condições de observação. Inclui níveis com as mais antigas pegadas de megalossaurídeos (dinossauros bípedes e carnívoros) descritas em Portugal e cuja primeira referência data de 1884.

O recente estabelecimento do GSSP (Global Boundary Stratotype Section and Point) do Bajociano no Cabo Mondego pela IUGS (Internacional Union of Geological Sciences) confere-lhe a relevância internacional inerente a um estratotipo e reforça o carácter urgente da sua protecção e valorização.

A sucessão praticamente contínua de materiais do Jurássico médio e superior num local sem perturbações de natureza tectónica, metamórfica ou vulcânica tem uma enorme valia em termos pedagógicos; a paleobiodiversidade decorrente do registo paleontológico reconhecido constitui um importante património museológico, bem como a existência de um estratotipo de limite que tem implicações de índole científica ao mais alto nível, contribuindo para o enorme e conhecido potencial turístico da Serra da Boa Viagem.

Programa

Concentração no Café Náutico, situado no areal do topo norte da Praia de Quiaios., às 9,30 min.

Iniciaremos (e acabaremos) a caminhada às 9,45min, junto ao café. Em frente ao café existe um parque de estacionamento, onde os nossos automóveis ficarão estacionados. Prevemos que o final aconteça por volta das 18,00 horas.

Percurso – Início dos 14 Km a percorrer, junto ao café na praia de Quiaios na direcção da praia da Murtinheira, ao longo desta, por um passadiço existente sobre as dunas. Daqui, “tomaremos” um estradão, no sopé da Serra, até à estrada das pedras. Aqui subiremos até ao Miradouro, com uma vista fantástica…Entretanto, encaminhar nos-emos até ao parque de merendas, porque entretanto deverá estar na hora de “atacarmos” o porco, que deverá estar tontinho de tanta volta que já terá dado no espeto.

Depois de almoço, iniciaremos a descida, na direção do Cabo Mondego, estrada para a Murtinheira, (também conhecida pela estrada “enforca cães”), onde nos encaminharemos pelo mesmo passadiço até ao final, no parque de estacionamento junto ao café Náutico.

Responsabilidades dos participantes

  • Material individual, necessário às condições do percurso.
  • Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
  • Seguro de acidentes pessoais.

Responsabilidades da organização.

  • Almoço de Sábado – (Propomos que a refeição que normalmente é da responsabilidade da organização de cada uma das caminhadas, que nos proporciona um merecido descanso e um reconfortante convívio, e que tem sido um jantar, seja substituída por um almoço). Assim, propomos para o almoço de sábado, um porco assado no espeto, servido num dos parques da serra da Boa Viagem, devidamente servido e com os acompanhamentos adequados. O preço por participante, rondará os 10 “passos”

Inscrições até 22 de Setembro (917619080; 968013140; 917525025; 91996183)

Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVRB com as cotas em dia, grátis) Refeição com pagamento no local, devendo ser confirmada previamente

NotaComo esta atividade não tem fins lucrativos, a ADVB (Núcleo de Coimbra) não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.

Faça seguro de acidente pessoal para caminhar seguro.

Sem comentários: