quarta-feira, junho 22, 2011

Rio Bestança e a Literatura nas escolas

Cinfães concurso literário2011 água, árvore rio Bestança fotos NapoleãoDiMonteiro Cinfães concurso literário2011 água, árvore rio Bestança fotos NapoleãoDiMonteiro Cinfães concurso literário2011 água, árvore rio Bestança fotos NapoleãoDiMonteiro Cinfães concurso literário2011 água, árvore rio Bestança fotos NapoleãoDiMonteiro

“Água, Árvore, rio Bestança

Entrega de prémios aos alunos na EB 2,3 General Serpa Pinto

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança promoveu o concurso literário “ Água, Árvore, Rio Bestança”, com o objectivo de divulgar o vale do Bestança, fomentar e consolidar hábitos de escrita e leitura, promover a criatividade e imaginação e desenvolver o interesse por questões ambientais.

Destinou-o a todos os alunos dos 1º e 2º ciclos dos agrupamentos de escolas de Cinfães e Souselo.

A entrega dos prémios ocorreu no dia 21 de Junho de 2011, na biblioteca da escola EB 2,3 General Serpa Pinto, na Vila de Cinfães, numa sala apinhada o que muito contribuiu para o brilhantismo do evento e satisfação dos alunos que assim viram a comunidade civil e escolar reconhecer o seu trabalho.

Louvamos pela sua participação e empenho todos os concorrentes que protagonizaram uma adesão significativa a provar que o gosto pela leitura e escrita estão bem despertos assim como o interesse pelo meio natural.

Os trabalhos apresentados foram analisados e seleccionados pelo júri constituído pelos seguintes elementos:

Dr.ª Armanda Canário, Professora da EB 2,3 General Serpa Pinto;

Dr. Afonso Monteiro, Advogado;

DR. Joaquim Azevedo Lindoro, Médico Urologista, Director do Serviço de Urologia do Hospital Padre Américo;

Prof. José Oliveira, Professor aposentado do 1º Ciclo;

Dr. Jorge Ventura, Presidente da Associação para a Defesa do Vale do Bestança.

Como membro do júri e em representação deste o Sr. Dr. Afonso Monteiro teceu considerações sobre os critérios adoptados por aquele colégio na selecção dos vencedores e que passaram pela criatividade e imaginação dos trabalhos, qualidade literária, coerência e coesão textual. Considerou que todos os trabalhos estavam muito bons pelo que foi decidido dar um prémio compensação a todos aos concorrentes não vencedores. Enalteceu a participação dos alunos e a parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas de Cinfães e a ADVB.

Seguidamente a Prof. Graça Bompastor, que assumiu a apresentação do evento, anunciou os nomes dos alunos que mereceram o prémio participação e que foram:

Mariana Ribeiro Fonseca

Catarina Matos Pereira

Inês Lento de Oliveira

Bianca Patrícia Gonçalves Pinto

Fábio André da Silva Moreira

Susana Cardoso da Silva

Ana Catarina Morgado Costa

Leandra Filipa Jesus Ribeiro

Ana Isabel de Sousa Miranda

Catarina Filipa Pinto Gonçalves

Ana Filipa Pereira Soares.

Foram distinguidos quatro vencedores:

1º Prémio do 1º Ciclo para o aluno Diogo Maria Machado Vieira Carvalho, que recebeu o prémio das mãos do Sr. Prof. José Maria Duarte Oliveira.

O 3º prémio do 2º Ciclo foi entregue à aluna Bárbara Daniela Miranda Vasconcelos pela Dr.ª Margarida Maria Ferreira Cardoso;

O 2º prémio do 2º Ciclo foi entregue à aluna Daniela Risa Koshihara Silveira pelo Director Adjunto Prof. Rui Botelho;

E o 1º prémio do 2º Ciclo distinguiu a aluna Eliana Cristina Pinto Teixeira e foi entregue pelo Dr. Joaquim Lindoro.

Seguidamente, Dª Maria de Belém Mendes leu um poema da autoria de Jumaduol, intitulado:

O Director Adjunto do Agrupamento de Escolas de Cinfães, Prof. Rui Botelho, em substituição do Sr. Prof. Manuel António Pereira, ausente no estrangeiro em serviço do Agrupamento, proferiu palavras enaltecedoras da iniciativa e da boa cooperação estabelecida entre a ADVB, e o Agrupamento em favor dos alunos e da valorização do seu percurso escolar com eventos deste género.

Encerrou a sessão o Dr. Jorge Ventura, Presidente da Direcção da ADVB, que proferiu a intervenção que a seguir se transcreve:

“Em boa hora a ADVB acolheu a proposta de se promover um concurso literário destinado aos alunos mais jovens dos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e Souselo.

Quisemos com esta iniciativa valorizar na escola o gosto pela leitura e escrita e o respeito pelo meio natural.

E valeu a pena!

Estamos aqui para vos dar os parabéns e para dizer aos vossos pais e professores que admirámos muito os vossos trabalhos aliás já realçado pelo júri.

Estamos felizes com a vossa participação. Não pudemos desejar mais, nem contar com menos.

Fomos surpreendidos pela qualidade dos textos, pela vossa criatividade e pelo gosto que mostram ter pelo meio ambiente aqui retratado nas referências ao rio Bestança que assim melhor ficaram a conhecer.

Sabem, eu tenho uma filha, a Rita, que é jovem como vós. Ofereço-lhe muitos livros. Lê uns, folheia outros e guarda-os com carinho e lá vai formando já uma pequena biblioteca. Tem-nos sempre por perto.

Eis uma coisa de que nunca me arrependerei: tê-la incentivado a descobrir esse universo tão bonito que é o livro e por consequência a leitura e a escrita. É um complemento muito importante na sua formação e educação e para a sua visão do mundo.

Umberto Eco, um escritor que se tornou célebre com o romance O Nome da Rosa, diz: “Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é a aventura”.

Espero que os momentos que agora viveis sejam o continuar de uma grande aventura na vossa vida através das páginas imorredoiras dos livros. Descobrireis ensinamentos, podereis satisfazer a vossa curiosidade, sereis convidados a pensar e a formar a vossa opinião e a ter uma perspectiva do mundo que vos rodeia e no qual ireis, mais cedo ou mais tarde, intervir.

E também podereis tocar o livro, folheá-lo, acarinhá-lo, ouvir o som suave das suas páginas que passam como que a lembrar que todos os momentos da vida devem ser bem preenchidos.

Como vedes, o livro é um desafio e uma descoberta permanente na formação contínua do vosso percurso de vida. Deixai que os livros vos acompanhem. Eles vão apontamdo muitos caminhos e ajudar-vos-ão a descobrir o vosso que todos esperamos seja o da maior realização e felicidade.

Parabéns e muito obrigado”.

Findou este evento com uma participação musical de alunos da EB 2,3 orientados pelo Prof. Rui Vaz.

Uma última nota para realçar o trabalho de incentivo e motivação realizado pelas Prof. Armanda Canário, Madalena e Graça Bompastor junto dos alunos em ordem à participação no concurso.

O nosso obrigado também ao Presidente da AARIS Vale do Sousa, Napoleão Monteiro, que marcou presença e documentou fotograficamente a iniciativa de um tema, que focava a água, a árvore e o rio Bestança, que na ideia das crianças era direcionada para todos os outros rios assim como o ambiente e património.

O nosso muito obrigado ao Agrupamento de Escolas de Cinfães na pessoa do seu Director Prof. Manuel António Pereira e uma menção especial para os encarregados de educação presentes que tanto orgulho podem ter nos seus educandos.

Eis uma aposta ganha que para o ano terá continuidade em nome da leitura, da escrita, da cultura, educação, cidadania e promoção do meio natural.

E sendo os mais jovens a abraçar estes projectos o futuro estará assim bem assegurado.

Cinfães, 22 de Junho de 2011.

O Presidente da Direcção da ADVB

(Jorge Ventura )

“AARIS” Napoleão Monteiro

napoleao.novelas@gmail.com

http://penafielgentearte.blogspot.com
http://picasaweb.google.com/aariosousa/napoleao.monteiro
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com

youtube (monteiro56)

Sem comentários: