sexta-feira, fevereiro 04, 2011

A AARIS está com este projeto no Ano Internacional da Floresta 2011. Criamos um bosque para ti vamos plantamos 3000 carvalhos roble

 Associação para a Defesa do Vale do Bestança

No Ano Internacional da Floresta 2011, criamos um bosque: plantamos 3000 carvalhos roble

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Ribeira de Tendais comemoram o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS 2011, plantando três mil carvalhos roble.

Tal plantação será efectuada no dia 12 de Fevereiro 2011, na denominada Costa da Mangra ( à margem da EN 321, em Azevedo, próximo ao cruzamento que dá para a aldeia de Marcelim ), terreno baldio a montante da aldeia de Vila de Muros, freguesia de Tendais, concelho de Cinfães.

As árvores foram-nos cedidas pela ANEFA, no âmbito de uma parceria estabelecida com a TOYOTA CAETANO PORTUGAL que promove a campanha UM TOYOTA, UMA ÁRVORE e que tem reflorestado de norte a sul do País. Estamos gratos por merecermos também a confiança da TOYOTA. Vamos criar um bosque de carvalhos no vale do Bestança, vamos promover o meio ambiente.

 

Assim, no dia 12 os associados e amigos da Associação para a Defesa do Vale do Bestança e da Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ribeira de Tendais serão convidados a plantar uma árvore. Um gesto simbólico de defesa da floresta, da biodiversidade e da vida. Trata-se de uma zona muito acometida por incêndios e subsequente risco de erosão e degradação da paisagem. Pretendemos reflorestar, revigorar a floresta, garantir às gerações futuras um bosque de árvores autóctones, uma mata de carvalhos, o que será motivo de orgulho para todos nós.

Em Março, a Semana da Leitura, promovida pela biblioteca do Agrupamento de Escolas de Cinfães, terá iniciativas no sítio que estamos a valorizar, sendo aí efectuadas leituras de textos pelos alunos daquele estabelecimento de ensino entre os dias 21 e 25 de Março. Visamos fazer um apelo e sensibilizar a comunidade e entidades decisórias para a urgência da reflorestação e da preservação e valorização das florestas.

 

Agradecemos às entidades que nos apoiam e que aqui referimos: Câmara Municipal de Cinfães, Junta de Freguesia de Tendais, Energies Nouvelles ( um agradecimento especial ao Sr. Engº Carlos Pimenta e ao Sr. Lima Teixeira ) Anefa/Pronatura, Toyota Caetano Portugal, Agrupamento de Escolas de Cinfães, Restaurante Solar Montemuro. Um obrigado especial ao Sr. Franklim da Rocha Resende pela sua disponibilidade, entusiasmo e generosidade. E um obrigado final aos nossos associados que tanto têm feito pelo BESTANÇA, O RIO DE TODOS NÓS!

Aqui ficam agora algumas fotografais da evolução dos trabalhos e preparação do solo para a plantação, ocorridos em Janeiro de 2011. Com a limpeza salvamos já dezenas de carvalhos num sítio belíssimo sobranceiro ao Bestança.

A AARIS está com este projeto

Participe e divulgue. Esta floresta depende de nós.

Sem comentários: