terça-feira, janeiro 18, 2011

Hospital Padre Américo com exposição rio Bestança seu olhar hoje 18 jan.

Penafiel Hospital Padre Américo 2011 com Exposição sobre Rio Bestança Imag. Napoleão Monteiro Penafiel Hospital Padre Américo 2011 com Exposição sobre Rio Bestança Imag. Napoleão Monteiro Penafiel Hospital Padre Américo 2011 com Exposição sobre Rio Bestança Imag. Napoleão Monteiro Penafiel Hospital Padre Américo 2011 com Exposição sobre Rio Bestança Imag. Napoleão Monteiro Penafiel Hospital Padre Américo 2011 com Exposição sobre Rio Bestança Imag. Napoleão Monteiro

A AARIS esteve com a  Associação Para Defesa do Vale do Bestança no Hospital Vale do Sousa que nos abriu as suas portas deixando expor as maravilhosas imagens do Bestança. A inauguração teve lugar na sala de exposições da Casa do Pessoal / Hospital Padre Américo do Vale do Sousa – Penafiel, mostra inaugurada no dia 18 de Janeiro de 2011, às 10H30 e intitula-se “ Bestança, Um rio, mil momentos”, está patente ao público até dia 29 deste mês. A inauguração teve presença do Conselho de administração do Hospital o que prova o interesse pela natureza do Vale e da Região onde este hospital está inserido, tende assim maior significado para a população e para o turismo.

O rio Bestança nasce na serra do Montemuro, no concelho de Cinfães, a 1254, de altitude e desagua no rio Douro, na margem esquerda, em Porto Antigo. Tem 13,5Km de curso e é um dos rios mais limpos da Europa. Na sua fauna destacamos a lontra, salamandra lusitânica e a truta. Na flora distingue-se o carvalho roble, o azevinho, o amieiro, freixo.

O vale do Bestança é um sítio com grande biodiversidade que importa proteger.

Os moinhos, as levadas, as pontes de madeira e de alvenaria são marcos do seu património, salientando-se ainda a sua riqueza etnográfica, costumes e tradições que representam um património imaterial a preservar.

A Associação para a Defesa do vale do Bestança é frontalmente adversa à construção de mini-hídricas no rio.

A AARIS (Associação dos Amigos do Rio Sousa) é parceira com a ADVB neste projecto de divulgação natural e patrimonial e paisagístico do rio Bestança, que colaborou e esteve presente.

Mais informações em www.bestanca.com, e http://penafielgentearte.blogspot.com

e-mail: napoleao.monteiro@sapo.pt tel 919769705 Penafiel
e-mail: napoleao.novelas@gmail.com

http://penafielgentearte.blogspot.com
http://picasaweb.google.com/aariosousa/napoleao.monteiro
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com

youtube (monteiro56)

Sem comentários: