segunda-feira, julho 06, 2009

Olhar o Rio Mondego em canoagem
















Um OLHAR de Canoa no Rio Mondego em Penacova.
Penafiel Gente e Arte, AARIS e APDVV em 4-7-2009. Um Mundo de gente a flutuar de canoas de cores bem garridas no Rio Mondego em Penacova – Coimbra. Com “APDVB”Associação Para a Defesa do Vale do Bestança, Cinfães, a “AARIS” Associação dos Amigos do Rio Sousa de Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira, Lousada, Felgueiras, Valongo e Gondomar, o Núcleo APDVBC de Coimbra, Penacova, Associação Aveiro Ria Barco Moliceiro, Mangualde, Viseu, Vila Nova de Gaia, Porto Viana do Castelo, estas associações e belíssima gente levaram a que o Rio Mondego fosse retratado com uma cobertura de canoas no seu percurso, com uma paisagem deslumbrante nas águas límpidas deste Rio. Dá para pensar, será que vai passar a haver o dia mundial da semanal da canoa a partir deste momento e do encontro com tanta gente e representantes de Associações ambientalistas?
Este é o nosso dia mundial da canoa, é de certo modo o nosso nesta descida do Mondego, que ganhou um colorido num dia quente, com as montanhas laterais a despertar olhares, que só visto no Rio Mondego em Penacova.

Para as autoridades pensar e reflectir. Fará sentido num tão belíssimo e rico património, a guerra entre homens, a má educação, a roubalheira em assalto aos carros por ali estacionados, a poluição ou os distúrbios, quando todos gostamos de enfrentar a natureza tal como ela nasceu, com uma validade que jamais na nossa vida podemos esquecer?

Vale a aposta nestas terras, ir ver e descansar.
Espero que as pequenas vírgulas serão superadas com a eficácia da GNR. Deixem as viaturas no centro da Vila, ou dirijam-se às autoridades para melhores esclarecimentos, não abandonem as viaturas em locais não movimentados, andem a pé mais uns pozinhos. Quem avisa seu Amigo é.

Curiosidades turísticas. Além de visitar a Vila de Penacova, belezas naturais artísticas e patrimoniais, a Piscina, biblioteca, museus e muita arte, devem visitar o Mosteiro de Lorvão sitio onde estão os túmulos de prata lavrada com os restos mortais das filhas de D. Sancho I., Jóia da Coroa do Concelho de Penacova

Gastronomia, na chegada no Café Turismo com os bolos tradicionais, café e vinho do Porto, no Restaurante Marisqueira nas piscinas de Penacova, onde estivemos a jantar, qr as especialidades eram: Paelha de Marisco, Arroz de marisco, arroz de tamboril açorda de Marisco, cataplana do mar, lampreia na época, chanfana e cabrito assado, é de comer e chorar por mais, mas nó remediamos com aquilo que se vê nas fotos a lampreia e o cabrito é para uma próxima. Vá lá e anuncie o que é bom, ou diga-me se o enganei.
Ver fotos de Napoleão Monteiro 2009

http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://penafielgentearte.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com
youtube (monteiro56)
Ver em Jornal Aberto e JN de Sábado 2009 pag. 67
E-mail: napoleao.novelas@gmail.com
E-mail: napoleao.monteiro@sapo.pt

Sem comentários: