terça-feira, setembro 09, 2008

Caminhada em Espadanedo Cinfães



A AARIS e ADVale Bestança estiveram em mais uma das grandes caminhadas.
Desta vez voltamos às margens do Rio Douro em Saímes, Espadanedo, Cinfães.
O povo saiu à rua, porque os 87 caminheiros mostraram a sua presença por aquelas terras a caminhar pelo Vale e nas margens do Rio Douro. No entanto à hora marcada estava-mos nomeio do povo no largo da Capela de Saímes N. Sr. de Lurdes, depois de se ter realizado a caminhada de cerca de 12 km, para ajudar a levantar o Arco das festas de Saímes. Este Arco mede de altura 47 metros e as fotos mostram bem como o arco é lindo e cheio de motivos, feito de dois grandes eucaliptos que pesam perto de duas toneladas. Foi obra, mas com a grande ajuda das mulheres a puxar nas cordas, os homens auxiliando com forquilhas, tudo correu às mil maravilhas e o Arco de Saímes subiu para o local destinado e vai permanecer pela semana adiante.
A festa continuou com comes e bebes, música, bombos e foguetes.
Freguesia de Espadanedo, de tradições profundamente religiosas, onde todos os anos se realizam duas importantes festas: no mês de Julho em honra de S. Cristóvão, na igreja paroquial; e no primeiro fim-de-semana de Setembro em honra de Nª Sª de Lurdes, na capelinha de Saímes.
A cada uma destas festas, estão ligados (na sua realização) os lugares de Pousada e de Saímes, respectivamente.
O bairrismo, por vezes exacerbado, atingia os seus limites, na feitura das ornamentações, o arruado, para cada uma das festas. Cada qual e sempre mais belo, assim como cada vez mais arrojado.
Foi, talvez, este bairrismo, que ao longo dos anos (não há memória!), foi tornando cada vez maior o conhecido ARCO DE SAÍMES, que tantos trabalhos e canseiras trazem às gentes deste pequeno lugar, mas que arrasta multidões na altura do seu levantamento!
Totalmente construído em madeira e revestido a papel "recortado", tem, nos últimos anos atingido e ultrapassado os 40 metros de altura, só que este medido por nós tinha 47 metros.
É o seu tamanho e o difícil local onde é erguido, que tornam este momento único levantado por força de homens e mulheres com cordas e forquilhas.
Espadanedo é uma freguesia tipicamente rural, pendurada sobre o rio Douro, na sua margem esquerda
Fica a 15 quilómetros de Cinfães, e a 10 de Entre-os-Rios.
Penafiel e o Vale do Sousa, Fotos e Notícias pela Net.
Ver imagens gerais sobre temas:
Ambiente, Vale do Sousa, Penafiel, Gente, Arte e Desporto-Aventura, em:

http://aaris.blogspot.com

http://penafielgentearte.blogspot.com

http://desporto-aventura.blogspot.com

Ver Albuns em:
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas

Fotos e-meil: napoleao.monteiro@sapo.pt
e “ napoleao.novelas@gmail.com
Ler Jornal O Penafidelense, Ver em Jornal Aberto
Posted by Picasa

Sem comentários: