sexta-feira, março 07, 2008

Bestança e AARIS em Sicó Coimbra Com Caminhada

Caminhada na Serra de Sicó
(Rodeando a Srª do Círculo)
8 de Março de 2008
O Núcleo de Coimbra da ADVB, no intuito de divulgar um pouco mais do nosso Belíssimo País realizará na Serra de Sicó a sua primeira caminhada da temporada.
A Serra de Sicó, a Sul de Coimbra , já no Concelho de Condeixa, é um Maciço Calcário, (onde podemos encontrar diversos Algares), que pelo Clima Mediterrânico, produz uma vegetação adaptada à escassez de água, e às elevadas temperaturas do Verão, ( Carrasqueiros, Tojos, Medronheiros, Urzes, Giestas, etc).
Como se depreende, o percurso decorrerá à “volta” da Srª do Círculo, que se situa num maciço assimétrico de apenas 400 m, mas de onde se pode observar todo o vale do Mondego, a Figueira da Foz, e nos dias mais límpidos, uma grande faixa do Oceano Atlântico. A Capela da Srª do Círculo, foi “grosseiramente” modernizada, mas ainda se pode observar o círculo de pedra que a protege, e que estará na origem do nome. A festa realiza-se no 2º Domingo Pascal.
No trajecto passaremos pelo Casmilo, aldeia antiga tipicamente serrana, provavelmente do século xv, e onde na Idade do Ferro terá existido um Castro. Nas imediações, encontram-se uns campos de Lapiás dos mais espectaculares de toda a Serra.
Visitaremos o Vale Buracas, reentrâncias horizontais, algumas de razoável dimensão, e onde ainda hoje se abrigam pastores e rebanhos, e turistas menos precavidos.
Rumaremos a Sul, passando pelo Cadaval Grande, (mais uma povoação no sopé do Monte da Srª do Círculo), donde subiremos para fecharmos o círculo e a caminhada.
Programa
Encontro dos participantes na Capela da Srª da Círculo às 9h 15 min.
Início da caminhada às 09h 30 min, prevendo-se o final da caminhada às 17h 30 min, dependendo como é evidente das “pernas dos caminheiros”.
Extensão da caminhada de aproximadamente 18 Km, podendo ser considerada de dificuldade média alta. (Para o pessoal que apresente evidentes sinais de cansaço, “arranja-se um desconto “a estes 18 Km”).
Jantar, a partir das 19 horas.
Como chegar à Srª do Círculo
Saída na A1 em Condeixa “apanhar” o IC2, ou Est. N 1 para Sul, (na direcção de Condeixa e Pombal).
Passar na periferia de Condeixa, sempre na EN 1, ignorar a saída à direita para Soure e Penela, e quando forem percorridos aprox. 4,4 Km, no fim de uma pequena descida, virar à direita para ARRIFANA.
Percorrido mais 1 Km, dentro de Arrifana, virar à esquerda para (Peixeiro, Furadouro e Casmilo). Entraremos numa pronunciada subida, onde se passará por Picota, e também ao lado de Peixeiro.
Quando se percorrerem 8,9 Km, encontraremos a placa de Furadouro , e aos 10,3 Km, virar-se -à à direita para a Srª do Círculo.
Finalmente, aos 11,4 Km depois de saírem da A1, virar à esquerda, e percorridos mais 0,9 Km, chegaremos ao local de encontro.
Quem sair de Coimbra pelo IC2 ou EN1, passa a saída para Antanhol, a saída para Cernache, e quando passar a saída da A1 de Condeixa, desconta aprox 300 metros (distância Da Portagem à EN1) e segue todo o resto do percurso.
Quem fizer a abordagem de Sul para Norte pela EN 1, vira para a Arrifana, e segue também o resto do itinerário.
Há no entanto variadas opções para chegar à Srª do Círculo, que qualquer GPS, lhes poderá indicar...
Responsabilidades dos participantes
· Material individual, necessário às condições e exigências do percurso.
· Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
· Seguro de acidentes pessoais.
· Almoço de Sábado.
A ADVB (Núcleo de Coimbra) não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.
NOTAS
Recomenda-se o uso na caminhada de um calçado com um piso aderente e rijo, pois atravessaremos locais com piso muito irregular e escorregadio. Como passaremos por zonas de tojo e silvas, aconselha-se a protecção da zona dos tornozelos, (Botas, meias altas e calças).
No trajecto não existem cafés ou similares, devem portanto os pedestrianistas, munir-se de água suficiente para a caminhada, principalmente se estiver um dia quente.
Responsabilidades da organização
Jantar de Sábado.
Inscrição (até 5 de Março)
Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVRB com as cotas em dia, grátis)
Refeição com pagamento no local devendo ser confirmada previamente
Mais informações
Para mais informações e inscrições, que deverão efectuar-se até 5 de Março, contactar Vaz Pedro (917619080), Jorge Ventura (968013140) ou José Sampaio (917535075) Napoleão Monteiro 919769705 . Vá, não vai chover.

Sem comentários: