terça-feira, janeiro 16, 2007

Em Breve uma Nova Caminhada na Serra da Freita


CAMINHADA NA SERRA DA FREITA (Nas Margens do “Bebé” Caima...)

03 de Fevereiro de 2007

E aí está, a nova temporada da ADVB. e AARIS, repleta de promessas de novas paisagens onde nos aventuraremos, neste Novo Ano “ James Bond” (2 x 007).
O núcleo de Coimbra, ( tal como aconteceu em 2006), convida-vos à abertura da época em plena Serra da Freita, no Concelho de Arouca onde teremos oportunidade de ver a grandiosidade da Frecha da Misarela , as Pedras Parideiras, etc.
Programa
# 9 horas – Concentração em frente ao Café da Frecha da Misarela, próximo do Miradouro (onde poderemos tomar o cafézinho da manhã).

# 9H 15 Min – Início da caminhada.

# 18 horas fim da caminhada.

Percurso:
Início na direcção da Aldeia de Merujal, onde espreitaremos a Srª da Lage, daqui rumaremos à Aldeia da Serra, e atravessaremos o Rio Caima pela 1ª vez (iremos atravessá-lo por quatro vezes) na direcção do Vidoeiro, e, por uma calçada bastante antiga seguiremos até á Portela da Anta. Continuaremos até atravessarmos a estrada de alcatrão, ao lado da Anta de Monte Calvo, de onde tomaremos um carreiro para a aldeia da Castanheira. Se estiver um dia de céu limpo, durante a descida para a Castanheira, avistaremos a Ria de Aveiro, onde o Caima depois de se unir ao Vouga desagua. Na Castanheira, poderemos ver as Pedras Parideiras, e seguiremos até aos Cabaços, daqui atravessaremos o Parque de Lazer de Albergaria e por carreiros chegaremos novamente ao Miradouro da Fraga da Misarela.

COMO CHEGAR à Frecha da Misarela

Existem variadíssimos acessos, mas os mais “fáceis”, serão a partir da Auto-Estrada Nº1.

1- 1- Assim, aos caminheiros de Coimbra, Aveiro, etc (Sul) devem sair em Estarreja, e na 1ª rotunda, virar á Dir.na direcção de Ol. de Azemeis / S. João da Madeira, pela Est N. 224.

2- 2- Depois de percorridos 7,9 Km, apanhar o Ic2 na direcção do Porto / S. João da Madeira.

3- Após “rolar” 10,9 Km no Ic2, sair para a N 227, na direcção de Arouca / Vale de Cambra.

4- “Andados” mais 7,1 Km, depois de passar por Nogueira do Cravo, virar à Esq., e começar a subir para Arouca/Carregosa.

5- Em Chão de Ave, onde teremos percorrido 9,1 Km, após a última contagem, atravessar ( quase perpendicularmente a estrada que liga Arouca a Vale de Cambra), e entrar numa subida acentuada, na direcção de Frecha da Misarela, Merujal, etc.

6- A partir daqui, serão mais 9,6 Km até ao local de partida, onde entretanto teremos passado uns 4 cruzamentos que eu não assinalo, uma vez que será só seguir as indicações de Frecha da Misarela. Chegados ao Miradouro da Frecha, o café fica a uns 150 metros.

Para o pessoal vindo do Porto ( Norte ), aconselho a saída em Feira/Ovar, de onde seguirão para S. João da Madeira. Aqui, entrar no Ic2 para Sul até encontrarem a saída à Esq. para a estrada N 227, Arouca/V. De Cambra.
Note-se que nesta “altura” estaremos no ponto 3 das indicações dadas ao pessoal que terá saído em Estarreja.
Responsabilidades dos participantes
Material individual, necessário às condições do percurso.
Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
Seguro de acidentes pessoais.
Almoço de Sábado.A APDVB, outras Associações e(Núcleo de Coimbra) não se responsabilizam por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.
Responsabilidades da organização
Jantar de Sábado.
Nota: A organização, como tem sido hábito no fim das caminhadas, propõe que façamos um jantar que decorrerá no Talho Confiança, na Junqueira. O custo será definido no local, mas rondará os 10/12 Euros, por “bico”.
Inscrições (até 1 de Fev.)
Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVB com as cotas em dia, grátis)
Contactos: Vaz Pedro - 917619080 José valente - 917530407
José Sampaio – 917535075 Jorge Ventura – 968013140

Informação em Penafiel com Napoleão Monteiro 919769705 -255721703
Esperamos por si 03 de Fevereiro
 Posted by Picasa

Sem comentários: