domingo, setembro 17, 2006

Rota do Ouro e da Água os Caminheiros

A Caminhada Rota do Oiro e da Água acabou de ser realizada pelos caminhos de Castromil – Sobreira e de Aguiar – Aguiar de Sousa.
Valeu a pena, e ainda vale mais, quando o interesse é por uma melhor Natureza e por um melhor Ambiente.
A “aaris” Associação dos Amigos do Rio Sousa agradece aos 93 participantes, pela sua presença e esforço, ao Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa e Presidente de Junta, pelo folclore que nos proporcionaram, ao duo Irmãos Batista, da Quinta da Costa pelas canções e fados que nos cantaram depois do gostoso jantar.

Pela manhã a Vila da Sobreira abriu as portas, projectando um vídeo que mostrava as minas de ouro de Castromil uma das potencialidades da região, sendo cientificamente divulgado por Dr. Antónia e Guias da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Após a visualização do vídeo os caminheiros seguiram em direcção às galerias do ouro para visita, mantendo assim o contacto com as rochas dentro das galerias, apreciando-se verdadeiramente a natureza dentro das minas de milhões de anos na terra de Paredes, Portugal.

A caminhada prosseguiu em direcção ao parque das merendas da Sobreira, onde se almoçou num parque que podia de certo modo ter muitas e melhores condições.

De seguida o percurso teve a sua continuidade pelas margens do Rios Sousa e Santa Comba, com diversos cursos de água, canais de rega e de Moinhos tendo-se observado a sua presença de muitos Moinhos bem degradados, esperando a sua rápida remodelação e sua integração na tão bela paisagens.

Saliento a Senhora do Salto, que nos proporcionou uma belíssima vista entre as falésias geologicamente escarpadas com o seu verticalismo de 100m de altura de aspecto imponente e espectacular, mas temível e é a razão, que é muito designado por Boca ou Quelho do Inferno.

Neste local, também contemplado no património Histórico-Religioso a Capela de Nossa Senhora do Salto com a imagem em calcário de pedra de Ançã do século XIV, (Ançã terra que muito temos falado nos nossos blogs pelas caminhadas lá realizadas) e com o Retábulo de madeira de Castanho em talha renascença.

Daí a subida pela serra de Pias, terra queimada local de umas vistas deslumbrantes, vê-se com os nossos olhos Gondomar, Gaia, Porto, Valongo, Paredes, Penafiel, as terras em redor e ainda onde se avista três distritos, Porto Aveiro e Viseu.
Saliento contudo a Belíssima Quinta da Costa que nos proporcionou para alem da paga um bom serviço de estacionamento um encontro dos caminheiros.e animação musical.

As notas negativas que nos marcaram na caminhada Rota do Ouro e da Água são:
1- Poluição desmedida e abismal da água do Rio Sousa
2- Poluição das margens e rio com componentes diversificados de materiais metidos no Rio e o vandalismo de zonas de riquíssima Beleza, assim como as minas, os moinhos o lugar as casas e a região..
3- Os incêndios, destruidores de toda a floresta à volta de Aguiar de Sousa, com os seus inconvenientes que estes se vão fazer sentir na poluição das águas.

Políticos: Não se envergonhem de sentir a realidade vista no local e o acompanhamento com esta gente, vinda de tantas terras de valores turísticos muito superiores a esta que é Paredes, Gente de todas as classes sociais e profissionais e muitos de elevadas classes profissionais, demonstrando a sua satisfação e alegria, por poder fazer parte duma tão bela caminhada, na promoção turística de uma terra que foi escolhida por ser no “pobre” Vale de Sousa, que por a nossa satisfação e por aqui existir uma Associação Ambiental que promoveu a caminhada..
É a 2ª evento deste género e promovido por esta Associação, mas nunca mereceu o valor devido da vossa presença. (Só para o vosso conhecimento).

O Vale de Sousa está mais pobre com os políticos que tem, de fraca demonstração de vocação Ambiental. Temos de esperar pela nova remessa de gente jovem, destes que nos acompanham nas caminhadas e que sentem o valor a ter pela natureza e pelo ambiente.
Tivemos azar de não ser altura de eleições, aí os políticos anunciavam, traziam mulheres, filhos, netos, as avozinhas e até os gatinhos e cãezinhos.
Que me perdoem os políticos Camarários, Juntas de Freguesias e Associações.

É necessário estar atentos ir ao encontro do nosso ouro que é o Rio a Água. Promovendo-o, limpando-o, guardando-o, não deixando que esse esteja ao abandono e seja o caixote de lixo, não autorizando obras ou banalizando o seu caminho natural, libertando-o promovendo encontros com as populações Ribeirinhas etc. etc. etc.
Ficava-lhes muito bem enviar um representante do poder local, mas os intervenientes deste evento vão certamente perdoar-lhes pela 2ª vez.

Lembro que esta Associação dos Amigos do Rio Sousa tem como objecto a promoção e realização de todo o tipo de actividades que visem a protecção, conservação e beneficiação do Rio Sousa E seus Afluentes. (Cartório Notarial de Penafiel livro 549 D de 11 de Março de 2003.

Ao Jornal de Noticias “Nacional”, noticia a sair na segunda-feira e O Penafidelense “local”; noticia a sair dia 21,e que tiveram a gentileza de enviar os seus representantes. Um muito Obrigado são os agradecimentos da “AARiS”,
napoleao.monteiro@sapo.pt

Sem comentários: