terça-feira, maio 30, 2006

Caminhada no Alto - Douro

Associações Ambientais dos Rios Sousa e Bestança unidos pela mesma causa.
No “Reino Maravilhoso” Património Mundial estiveram presentes cinquenta e cinco caminheiros que visitaram as belíssimas terras do Alto-Douro, assim como as lindíssimas vinhas do Douro no concelho de S. João da Pesqueira.

Grandes quintas foram percorridas numa extensão de cerca de 15km. A caminhada teve início em Ervedosa do Douro com passagem por diversas quintas, das quais há que realçar a das Tecedeiras do Sr. Eng. Francisco Paços, Quinta vindoura do Rei D. José I, sendo Convento de Freiras e Santuário com uma área de 600 hectares de plantação de vinha.
Está situada na margem esquerda do Rio Douro, e 1500m é o comprimento da margem pertencente a esta quinta, com magnificas vistas para o Douro, numa extensão que os caminheiros tiveram a oportunidade de visitar e percorrer.

Região reconhecida pelas sua paisagem única que o Rio Douro bem desenhou serpenteando-o para as não molestar na forma e na beleza, deixando aos poetas, aos pintores, as Duriadas e aos homens rijos, simples e bondosos, as tarefas excelsas de as cantar, fixar em traços apaixonados, presidis na sua formatação e de as preservar, trabalhando a terra para as oferecer de seguida sem egoísmo, aos visitantes mais exigentes.

Aceitando o repto, de uma visita à Quinta das Tecedeiras vai encontrar um murcho sem fim, onde os montes que se repetem mas paradoxalmente irrepetíveis na sua orografia telúrica tendo embora em comum o “Sangore”que lhes pulsa nas estranhas e que pós tempo de um ciclo de dificílima gestação vegetativa, são capazes de parir frutos apetecidos nas suas castas tradicionais de Touriga branca, Roriz e Barroca tinto e Touriga nacional entre outras, para num lanche de magia os transformem naqueles truques formidáveis e subtil; Que os Deus saboreiam e alegram para o ensiar ao mundo transatlântico donde provia os seus cambiantes, aroma rescendente e gosto singular, a conhecer o nome de Portugal; o vinho generoso do Alto-Douro, vulgo vinho do Porto.

Vale a pena. Visite.
Porquê quinta das Tecedeiras? O motivo fica para mais tarde.
Rio Douro cheio de história, Ninfa do Douro.
Visite http/: dourointeiro.blogspot.com

Sem comentários: