quarta-feira, abril 12, 2006

Moinhos de Santa Marta

Rio Cavalum - Ponte de Santa Marta



Prosseguindo com a exploração do Rio Cavalum, a AARiS foi a Santa Marta, freguesia limítrofe da cidade de Penafiel, para ver in loco o estado da ponte românica e o belo conjunto de cinco moinhos que se encontram imediatamente a jusante da ponte.

A velha ponte está bem e recomenda-se. O caminho que dá ligação para Chãos foi calcetado e foram construídos muros de suporte nas imediações da ponte. Apesar de já ter sido efectuada uma limpeza das margens que estavam envolvidas por grandes silvados, pondo os moinhos a descoberto e permitindo o acesso aos mesmos, ainda é preciso prosseguir com a limpeza e arranjar melhor as suas margens.

A jusante da ponte há um conjunto de cinco pequenos moinhos, de uma mó apenas, que mereciam ser preservados. Três deles ainda têm telhado, ainda que em muito mau estado. Chama a atenção o moinho com telhado de lousa. Grandes placas de lousa fazem a cobertura do moinho, mas se não houver uma intervenção urgente, corre-se o risco de desabar. O interior deste moinho ainda está intacto, apesar do acto de vandalismo de terem arrombado a sua porta. Vá-se lá saber com que propósitos!






Sem comentários: